Gestão: Seagri recebe investimentos para incentivar a agricultura familiar
Dez mil mudas de cacau foram entregues para região do Tapirapé nesta semana. Essa é apenas uma parte do trabalho que a Secretaria de Agricultura de Marabá (Seagri) está executando em 2019. Ao todo o viveiro da Seagri produziu mais de 700 mil mudas esse ano, sendo de açaí, cupuaçu castanha, mogno e cacau. A capacidade total é de 1 milhão.
A fruta que dá origem ao chocolate é disponibilizada através de uma parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado, e é disponibilizado através do Sistema Agroflorestal (SAF). “É um sistema onde cadastramos os produtores e entraremos com mecanização, adubo, análise de solo e também assistência técnica. O produtor vai separar um hectare da sua terra e a gente entra com todo maquinário e insumo pra que ele possa produzir”, explica Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de agricultura, destacando que esse hectare irá produzir milho, mandioca, abacaxi em uma parte, com a finalidade do cacau na outra. A ideia é que a combinação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas de forma simultânea ou em sequência temporal promovam benefícios econômicos e ecológicos.
A doação para região do Tapirapé, por exemplo, deve beneficiar as regiões dos PA’s Maravilha, Bandeirante, Volta Grande e Volta do Tapirapé. “Ainda faremos um curso com eles, a ideia é inserir Marabá na rota do cacau. O Pará e é um dos grandes produtores do cacau e a gente quer colocar Marabá como um dos municípios centro dessa atividade na região”, explica. Já estão sendo feitos levantamentos para área de 26 de Março e PA Alegria.
Segundo Marcos Paulo, o objetivo do viveiro é recuperar as áreas degradadas, fomentar a área de produção vegetal no município de Marabá e também na zona rural através dos produtores. “Há uma facilidade hoje do produtor vir buscar as mudas. Nosso foco é agricultura familiar e cada agricultor retira uma média de 200 a 300 mudas. Se passar disso mandamos o técnico ir na área do produtor para verificar”, explica.
O produtor interessado deve procurar o departamento de produção animal e vegetal na Seagri e pegar uma requisição para a retirada das mudas.
Novos maquinários
Ainda este ano será feita a entrega de novos maquinários para secretaria. Ao todo serão recebidas uma caçamba, um veículo Kwid, uma mini carregadeira e 2 peneiras rotativas. As máquinas serão utilizadas pelo projeto de Compostagem e foram adquiridas através de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 822 mil.
Atualmente o projeto de compostagem nos Residenciais Tiradentes e Jardim do Éden, atendendo a cerca de 60 famílias. “Já temos uma horta em cada residencial. Já existe produção e em 2020 vão fazer lá na Feira do Produtor para região da Morada Nova e São Félix. A prefeitura entrou com a horta e agora vamos dar um subsídio par as famílias que estão ali, doando barraca, assistência técnica”, complementa Marcos Paulo.
A parte de mecanização da Seagri também tem atuado ativamente. Esse ano foram 1200 famílias atendidas até aqui. O objetivo é finalizar o ano com 1500. “Tínhamos dois tratores e fomos para 14. Então conseguimos ter novos tratores e reformar e consertar os que estavam parados. Temos avançado muito dentro da agricultura familiar, na zona rural em áreas degradadas”, acrescenta.
Laboratório
Ainda esse ano deve ser reinaugurado também o laboratório da Seagri que estava parado há mais de 8 anos. “O laboratório será utilizado para análise de solo, análise animal, fertilidade, água, área de sementes, o que ajuda muito os produtores da agricultura familiar”, conclui Marcos Paulo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos