Saúde: CTA/SAE adquire equipamento que determina carga viral em pacientes com HIV
A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), recebeu do Ministério da Saúde o equipamento GeneXpert, indicado para determinação da carga viral de portadores do vírus HIV (causador da Aids) e de HCV (Hepatite C).
O equipamento é muito importante para o acompanhamento desses pacientes, que devem manter em baixos níveis a quantidade de vírus no organismo para a própria sobrevivência. Como o município não dispunha desse aparelho, os exames eram solicitados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Belém, cujo resultado demandava um tempo razoável.
Esta semana, Antônio Monteiro, da coordenação do Lacen, esteve em Marabá capacitando os colaboradores do Laboratório do CTA/SAE a operacionalizar o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, onde se inclui a liberação dos resultados da carga viral. Para Katiane Chaves, é mais um bom exemplo da parceria entre Prefeitura de Marabá, Governo do Estado do Pará (LACEN) e Ministério da Saúde para otimizar o atendimento a população de Marabá e região.Segundo o farmacêutico-bioquímico Janrubinstein Marques, responsável pelo Laboratório do CTA, o novo equipamento é de grande importância na assistência aos pacientes de Marabá e região no que tange ao monitoramento da infecção por HIV e hepatite C, visto que estudos mostram que manter a carga viral baixa pelo maior tempo possível, diminui as complicações relativas a essas doenças.
Observa ainda Janrubinstein que, com a nova tecnologia diagnóstica, Marabá se torna referência regional para os municípios circunvizinhos no apoio ao fluxo ao diagnóstico molecular PCR para HIV e HCV na gestão de pessoas infectadas por essas patologias.
É com base nesse exame de carga viral que o médico consegue estabelecer o prognóstico do paciente e o monitoramento da eficácia do tratamento, se responde de modo satisfatório aos antirretrovirais ministrados ou carece de alguma complementação.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação