Trânsito: DMTU encerra ano com novas campanhas de conscientização
Fim de ano chegou e com ele muitas festas e viagens. Período que o número de acidentes no trânsito costuma aumentar tanto nas estradas quanto na área urbana. Para conter esses índices, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), atuado em várias campanhas de conscientização. Nesse ano de 2019 também foram mais de 6 milhões investidos na sinalização das ruas.
Nesse mês de dezembro foram realizadas várias palestras em empresas. Segundo o secretário de segurança institucional, Jair Guimarães, um dos principais temas abordados, responsável por muitos acidentes no nosso município, é a ultrapassagem pela direita. “É uma questão grave aqui a ultrapassagem pela direita, tem tido muito acidente, principalmente motos. Por isso pedimos, que a moto respeite o espaço como um veículo qualquer e que os veículos lentos permaneçam na faixa da direita, sobretudo caminhões”, comenta.
Outra campanha que ocorrerá no início de 2020 é a Esquina Livre. Segundo Jair a iniciativa é sobre guardar cinco metros da calçada, para o veículo que vem ter uma visão ampliada e não uma visão menor. “A pessoa não tem visão da esquina, ela entra um pouco mais, e acontece acidente. É algo comum na cidade, que estamos lutando para mudar”, acrescenta.
As estátisticas mostram que morrem, em média,115 pessoas por dia em acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com o secretário de Segurança Jair Guimarães, um dos fatores é a pressa das pessoas. Para conscientizar a população quanto à isso, a ideia é iniciar outra campanha intitulada “Não tire seu atraso no trânsito”. “As pessoas perdem tempo em várias outras coisas e querem descontar no trânsito. Se atrasam no celular, vendo TV e querem compensar isso depois, correndo mais. Não faça isso, é outro cuidado importante para se ter”, ressalta.
Além disso, outras dicas básicas para se ter nesse fim do ano são: realizar a revisão no carro, freios, equipamentos, alinhamento, principalmente para quem vai pegar a estrada, manter a documentação em dia, usar o cinto de segurança, usar cadeirinha para bebês. “Quase 100% das infrações, ocorrem por que alguém descumpriu alguma regra do trânsito. Quando pegam avião o piloto diz para colocar cinto, posicionar o banco e desligar o celular. No carro, que tem índice de acidente absurdamente maior, a pessoa não cuida disso, não põe o cinto, não dá alerta, não cumpre as regras”, lamenta Jair Guimarães.
Não ingerir bebida alcoólica é outro conselho sempre importante. A Prefeitura de Marabá receberá seis novos bafômetros que passarão a ser utilizados a partir deste ano. “Estamos em estruturados, foi um ano com novas viaturas, novos semáforos, muita sinalização. Agora os bafômetros que chegarão. A fiscalização não é só punitiva, também tem cunho educativo. Quando a pessoa é autuada, ela pune, mas também é pedagógica. Tudo que é arrecadado é voltado para sinalização de trânsito”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos