Secult: Biblioteca Pública Orlando Lobo abre inscrições para o Desafio Literário 2020
A cada mês, a Biblioteca Municipal “Orlando Lima Lobo” lança uma programação recheada de novidades para todo tipo de público e em especial para crianças. Existem também as ações permanentes destinadas à pesquisa, tanto em livros quanto na internet. No que tange ao incentivo à leitura, tem o Desafio Literário. Para a edição 2020, as inscrições ficam abertas entre 13 de janeiro a 14 de fevereiro, com premiação aos inscritos que chegam ao final do certame.
A regra do Desafio Literário é a leitura obrigatória de 10 livros, exclusivamente de escritores do Estado, residentes no Pará ou de naturalidade paraense, cujos nomes e obras serão oportunamente divulgados.
Segundo Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca Pública, não há limite de idade para participar do Desafio Literário: crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos, todos estão convidados a fazer parte.
É simples para participar, após se inscrever e ficar ciente do regulamento, o participante assume a responsabilidade de ler e divulgar uma resenha mensal de cada livro que leu, usando a hastag #desafioliterario. O processo de leitura se encerra em novembro, a partir de quando serão premiados os finalistas. Em 2019, duas pessoas completaram o ciclo.
Premiação para 2020: 1º lugar – um tablete; 2º colocado – um kindle; 3º lugar – uma caixa de som portátil.
Programação de Janeiro
O espaço está aberto ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, para proporcionar internet gratuita, com opções de pesquisas virtuais, com tempo limitado de uma hora.
Às sextas-feiras pela manhã (9 h) e tarde (15 h) acontece a Hora do Conto, momento destinado à contação de histórias e meditação de leituras.
No domingo (12), das 9 às 10 horas, a Biblioteca apoia o evento “Pé de Palavra”, com contação de histórias para crianças e adultos com necessidades de infância. É uma realização do Movimento de Contadores de História da Amazônia e da Esamaz – Turma da Especialização em Contação de História de Marabá.
Texto: João Batista
Foto: Arquivo