Saúde: HMM vai realizar cirurgias corretivas de lábio leporino, em parceria com o Instituto Sorriso
A Prefeitura de Marabá iniciou uma parceria com o Instituto Sorriso Legal, que realiza cirurgias corretivas de fissura labiopalatal no município. A previsão é que a partir de fevereiro o Hospital Municipal de Marabá (HMM) já comece a realizar entre 16 a 20 cirurgias. O Instituto atende pacientes de todo sul e sudeste do Estado.
O Instituto conta com uma equipe multidisciplinar com cirurgiões plásticos, fonoaudióloga, ortodontista, dentista, clínico geral, técnico em prótese, assistente social, pedagogo e psicólogo. “A Prefeitura está nos oferecendo alguns profissionais. Desde dezembro já temos uma fonoaudióloga que é de fundamental importância e já está atuando aqui”, comenta Ana Paula Guedes Cabral, Presidente do Instituto Sorriso Legal.
Ela ressalta que o Instituto é pioneiro na realização dessas cirurgias no Estado e com a parceria o número de procedimentos cirúrgicos realizados na cidade deve duplicar. “Agora podemos ir de 20 para 40 cirurgias realizadas por mês. Vêm gente de diferentes municípios para cá. Quem ganha é a população como um todo, diminuindo as filas e atendendo mais e melhor”, reforça.
A pequena Emilly Silva Santos, 11 anos, de Canaã do Carajás, é uma das centenas de crianças e adultos que serão beneficiadas. Ela já realiza o tratamento no Instituo há cinco cinco anos e tem duas cirurgias à vista, no nariz e no palato. “Sempre somos bem atendidos, aqui têm ótimos profissionais. Fico feliz em saber que conseguirão atender mais crianças e realizar as cirurgias mais rapidamente”, comenta Enilda da Conceição, a mãe de Emilly.
O dentista Gustavo Izaías ressalta que todo o procedimento é gratuito. “Fazemos a parte clínica, restauração, extração, limpeza, todo trabalho de ortopedia, confecção de aparelhos expansores. Tudo para proporcionar o bem estar dos pacientes. Todo tratamento do início ao fim é gratuito. Incluindo os aparelhos, desde a cirurgia até o psicólogo, nutricionista”, acrescenta.
O que é lábio leporino?
É uma má formação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. É a causa de problemas de saúde que incluem má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas, alterações na dentição e podem provocar desordens emocionais, de sociabilidade e de autoestima.
Por isso o tratamento requer uma abordagem multidisciplinar com participação de diversos especialistas na área de cirurgia plástica, psicologia, otorrinolaringologia, odontologia, etc. O fechamento completo é realizado em etapas, a fim de assegurar a integridade do paciente e evitar deficiência na respiração e voz anasalada. Em geral, primeiro se fecha o palato ósseo anterior para alongá-lo, para depois dar continuidade ao tratamento.
Ainda não se conhecem as causas dessas anomalias. Sabe-se, entretanto, que os seguintes fatores de risco podem influenciar no seu aparecimento, como deficiências nutricionais e certas doenças maternas durante a gestação, radiação, alguns medicamentos, e o consumo de álcool ou cigarro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos