Lazer: Praça dos Sonhos é entregue à comunidade do São Félix II
A nova Praça dos Sonhos, localizada no Bairro São Félix II, foi entregue à comunidade pela Prefeitura no inicio da noite desta terça-feira (04). O espaço é uma das mais importantes áreas de lazer do bairro e ganhou novos ambientes, além de entrar na lista das mais belas praças de Marabá, pela nova iluminação e projeto paisagístico.
“Essa praça ficou belíssima, ela tem uma característica que é arborização natural que a gente aproveitou. Têm lindos Ipês, outras árvores e é uma praça grande. Demorou um pouco porque teve um trabalho, depois veio à pandemia, mas reinauguramos. Tem uns painéis do artista plástico Bino. Realmente é um belo presente para o São Félix”, destacou o prefeito.
Na Praça dos Sonhos além da arborização que deu um aspecto de bosque, o lugar conta ainda com academia ao ar livre com 22 aparelhos, inclusive para pessoas com deficiência física (PcD), pista de skate, pista de patins e playground com 12 brinquedos. A tela pintada pelo artista Bino Sousa retratam a flora e fauna regional embelezando ainda mais o ambiente.
Fábio Moreira, secretário de Viação e Obras Públicas (Sevop) ressalta o trabalho minucioso, que resolveu de vez problemas antigos, naquela área que mede mais de 7 mil metros quadrados, como os alagamentos.
“Ela foi totalmente revitalizada, construída. Havia um problema de alagamento e foi feito um sistema de drenagem. Os brinquedos são todos novos. Foi criada uma área concretada para dança e zumba. São Félix está com uma praça digna dessa comunidade”, afirmou o secretário.
Para Alexandre Barreto, secretário de Esporte e Lazer (Semel), Marabá ganha em mais qualidade vida, pois o novo espaço de lazer e esporte já está sendo aproveitado pelos moradores.
“É um espaço onde a família pode vir fazer um piquenique porque é bastante arborizado, vai servir pra toda a população. Quanto mais qualidade de vida as pessoas têm, haverá menos doenças”, completa o secretário da Semel.
A dona Raimunda Silva, 54 anos, fez questão de ir receber a nova praça levando os netos para brincar. Ela mora no bairro há mais de 30 anos.
“Faz tempo que via essa praça muito desorganizada e hoje tá uma princesa, muito linda, vim da uma olhada e brincar com as crianças. Vou até participar da academia pra melhorar a saúde”, disse encantada a dona de casa.
O Geovane do Brasil, também foi conferir de perto como ficou o lugar. Os filhos dele frequentam a praça assiduamente.
“Ficou muito boa, eu acho que essa praça trouxe uma paisagem muito melhor para o São Félix, o povo daqui não tinha um centro de diversão e agora temos uma opção de diversão, pra passear, e se sentir bem”, comentou o sargento da Polícia Militar e morador há 15 anos do bairro.
A pequena Kelly Eduarda Marinho, 14 anos, filha de Geovane, já ia ao local para patinar, antes mesmo da reinauguração oficial. Ela amou a nova praça.
“Comparando com antigamente, tá mil vezes melhor. Antes não tinha iluminação, agora tá muito bom. A parte que mais gosto é a da pista de patins porque antes não tinha”, disse entusiasmada a adolescente.
Já o Charles Santos, 27 anos, está feliz com o espaço que pode ser aproveitado para a dança e hits. Ele participa de um grupo que passa a utilizar o ambiente.
“Gostei bastante porque estávamos carentes de um espaço que pudéssemos levar o nosso zumba. Aqui no bairro temos duas academias, mas nem todo mundo tem acesso a elas, porque tem de pagar mensalidades, e aqui estamos tendo esse espaço público”, enfatizou o jovem.
A reinauguração da Praça dos Sonhos contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias, mas também teve apresentação de grupos de dança e hits da comunidade, como o Projeto Vida Saudável. A cerimônia seguiu os protocolos de segurança recomendados pela a Organização Mundial de Saúde, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizando álcool para higienização das mãos aos convidados. A Guarda Municipal garantiu o distanciamento das pessoas.
Veja mais fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jordão Nunes e Sérgio Barros