Janeiro Branco: CAPS inicia programação para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde
Mobilizar o maior número de profissionais de saúde nos temas ligados à prevenção e promoção da saúde mental é o objetivo da campanha Janeiro Branco, desenvolvida pelo CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial, em Marabá. As ações estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Na manhã desta segunda-feira (11), profissionais do CAPS promoveram palestras para técnicos em enfermagem e enfermeiros na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, na Nova Marabá.
“Estamos numa meta do Janeiro Branco de ir até às unidades de saúde para falar sobre a prevenção e promoção da saúde mental. Nosso foco são os profissionais de saúde, conversar sobre a saúde mental principalmente nesses tempos de pandemia, falar sobre a orientação, se há algum fator de risco e levar orientação, bem como transformar esses profissionais em multiplicadores”, explicou a enfermeira Paula Aviz, do CAPS.
Ainda de acordo com a enfermeira, discutir sobre saúde mental nas unidades de saúde ainda é um grande desafio por se tratar de algo novo, então a campanha Janeiro Branco foi propícia para tornar o tema mais presente na vida das pessoas. “É um tema novo e muita gente ainda não conhece e o nosso foco é que tenha mais visibilidade assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, disse a enfermeira.
O objetivo dos profissionais do CAPS é que até o fim deste mês todas as unidades de saúde sejam visitadas incluindo os hospitais HMI e HMM
PROGRAMAÇÃO:
Período da Manhã
12/01 – UBS CARLOS BARRETO
13/01 – UBS DEMOSTHENES AZEVEDO
14/01 – UBS JOÃO BATISTA
15/01 – UBS LARANJEIRAS
26/01 – UBS ENFERMEIRA ZEZINHA
29/01 – UBS LIBERDADE
Período da Tarde
12/01 – UBS MARIA BICO DOCE
13/01 – UBS PEDRO CAVALCANTE
15/01 – UBS AMADEU VIVÁQUA
21/01 – UBS JAIME PINTO
22/01 – UBS MARIANA MORAES
27/01 – UBS EDIVAN XAVIER
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Veja outras fotos: