Defesa Civil: Plano de contingência inicia fase de cadastramento de famílias
O levantamento é importante para que se tenha um melhor planejamento na construção dos abrigos e os locais estrategicamente. Na Marabá Pioneira foram feitos 650 cadastros de famílias que podem ser atingidas.
Devido às intensas chuvas dos últimos dias em Marabá, a Defesa Civil do município começa a executar o Plano de Contingência, com o cadastramento das famílias em áreas baixas da Marabá Pioneira. O serviço tem como objetivo fazer o levantamento do quantitativo da população para planejar a construção suficiente dos abrigos em cada bairro.
Desde o início do ano, a Defesa Civil, através de um serviço voluntário dos bombeiros civis, faz o levantamento das áreas atingidas pela enchente praticamente todos os anos, bem como o número de integrantes das famílias e se vão precisar de apoio para transporte e acomodação.
De acordo com o levantamento, somente na Marabá Pioneira foram feitos 650 cadastros de famílias que podem ser atingidas com a provável enchente deste ano. Desse total, 400 famílias esperam o apoio do governo para o transporte e abrigo.
De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa civil do município, o levantamento é importante para que se tenha um melhor planejamento na construção dos abrigos e os locais estrategicamente.
“O plano de contingência já está em prática. O cadastramento das famílias nos bairros mais atingidos serve para fazermos uma separação de quem vai para abrigo e de quem vai para casa de amigo ou parente, e com essa informação vamos saber quantos abrigos vamos construir, o que antes não tínhamos essas informações”,
De acordo com ele, há o monitoramento da baixa e elevação do nível do rio todos os dias. “Hoje (20/01), o nível do rio Tocantins está em 4.47 metros, 90 centímetros a menos que no mesmo período do ano passado, porém, vamos entrar num período mais chuvoso que são os meses de fevereiro e março e temos que estar preparados para o que pode vir acontecer”, afirmou Milhomem.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos/ Divulgação Defesa Civil