Janeiro Branco: Ações do Caps III contemplaram 13 Unidades Básicas de Saúde
O janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental
Conforme o psicólogo do Caps III, Lucas Scoot Walfredo Ranieri, estar mentalmente saudável, segundo a OMS é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
“Um indivíduo mentalmente saudável compreende que não existe a perfeição e que todos os seres humanos possuem limites. Também compreende que a vida real é regada de diversas emoções, como por exemplo: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Além disso, são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida”, detalha o psicólogo, complementando que, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e como lida com os seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
A cor branca evidenciada na campanha representa um quadro ou página em branco. “Significa o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. Um novo começo. Dessa forma buscamos trazer uma experiência prática de saúde mental e aplicamos nas UBS’s essa experiência de profundidade através da meditação, para trabalharmos aspectos de disciplina mental”, salientou Lucas Scott.
Serviço: Centro de Atenção Psicossocial – (Caps III) – é um serviço público de saúde que atende pessoas a partir de 18 anos que apresentem sofrimento psíquico intenso decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. O Caps é também um serviço especializado de saúde mental inserido na comunidade e que funciona de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento para ser acolhido.
Endereço: Folha 31 Quadra Especial Lote especial – Nova Marabá, Marabá – PA, 68507-530.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação