No dia do dermatologista, especialista alerta sobre os cuidados com doenças de pele
No dia 5 de fevereiro comemora-se o dia do profissional de saúde que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele. O médico dermatologista é o especialista responsável por cuidar de uma série de doenças e afecções relacionadas à pele, que vão desde as temidas acnes e alergias, até problemas mais graves como o câncer de pele.
O município, durante muito tempo, ficou desassistido com esta especialidade no serviço público, no entanto, há alguns anos o Centro de Especialidades Integradas (CEI) já conta com os serviços destes profissionais. Esse médico é o responsável por diagnosticar, tratar e prevenir mais de 3 mil doenças que podem se manifestar na pele, cabelos, unhas e mucosas.
A Dra. Dyana Melkys Borges da Silva, nasceu no estado do Tocantins, mas está em Marabá desde 2016 e atende no CEI há dois anos. Ela conta que em nossa região, por ser um clima tropical, quente e úmido, é propício o aparecimento de variadas doenças de pele.
“Em nossa região existe uma demanda muito alta. Muitos registros de pacientes com as micoses tanto superficiais quanto profundas, hanseníases, doenças infecciosas, doenças inflamatórias, doenças auto-imune e o câncer de pele que tem uma incidência muito grande no Pará, em grande parte devido à exposição solar muito intensa em razão do nosso clima tropical”, explica a médica.
Ceynna Leal, é uma paciente que não perde tempo e sempre está preocupada com qualquer alteração na pele e logo procura atendimento com a especialista. “Temos que ficar atentas e não esperar pela última hora, pois quanto mais tarde se sabe a causa mais difícil fica o tratamento”, disse Ceynna Leal.
A médica explica que a qualquer percepção de aparecimento de manchas na pele, micoses ou outras alterações, deve-se procurar um clínico geral em uma unidade de saúde mais próxima de onde mora e, dependendo da situação, o médico encaminha o paciente para atendimento com uma especialista no CEI.
“A rede pública segue o fluxo. Quando o paciente identificar alguma lesão na pele deve procurar o clínico geral nas unidades de saúde e posteriormente será encaminhado para um especialista. Surgiu alguma lesão procure logo um especialista, pois tudo no início é mais fácil o tratamento”, explica.
Dia do Dermatologista
A Dermatologia no Brasil teve início como especialidade entre o final do século XIX e o começo do XX. No dia 4 de fevereiro de 1912, um grupo de 18 médicos idealistas fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A sessão inaugural ocorreu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte, 5 de fevereiro, data em que se comemora, desde 2000, o Dia do Dermatologista.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos