Cultura: Exposição fotográfica retrata beleza e lutas do povo africano
Durante todo o mês de fevereiro fica exposta ao público, no Shopping Pátio Marabá, a exposição “África dentro de nós”, idealizada pelo coreógrafo Flávio Fernandes, com fotografias de Magno Barros e figurino de Gilson Vasconcelos. São 20 imagens que retratam a beleza e as lutas do povo africano.
Segundo Flávio Fernandes, o projeto foi idealizado ainda em 2020, mas ganhou força durante a pandemia, principalmente após ser contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, do Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Cultura de Marabá.
“A gente abriu um pouco o nosso leque de trabalhos artísticos. Tivemos a ideia de produção, a qual retratasse o povo negro, da África, escravizado. Mas a grande performance é realmente mostrar as nossas lutas, sobrevivência e a beleza negra. Desde já quero agradecer a Prefeitura de Marabá. Pela Lei Aldir Blanc, a gente foi contemplado e pôde tirar a proposta do papel ” enfatiza.
Além das causas sociais propostas com a exposição, o projeto promove a valorização dos artistas locais. Flávio Fernandes, Iara Lopes, e outros dançarinos modelaram para o fotógrafo e jornalista Magno Barros, que teve a responsabilidade de captar, pelas lentes da câmera, os detalhes e a identidade de cada modelo.
“Buscar identificação que tem em cada um de nós. O próprio nome da exposição já sugere né?!, a África dentro de nós, se formos observar tem muito mais do que a gente imagina. Então, a mim coube somente representar bem aquilo que o Flávio queria trazer para a fotografia. Os modelos são fantásticos. Temos um clima que se parece um pouco com a África, a natureza ajudou, e ficou fácil”, pontua Magno, que também atua na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marabá.
Serviço:
Exposição “África dentro de nós”
Aberta ao público até 28/02/2021
Local: piso L3 do Shopping Pátio Marabá
Horário: 10 às 22 horas
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento