Defesa Civil: Nível dos rios recua para 10,62 metros, mas órgãos permanecem em alerta
De acordo com o boletim da Defesa Civil, 182 famílias se encontram em abrigos e 188 famílias estão desalojadas, ou seja, foram para casas de amigos ou parentes, totalizando 370 famílias atingidas pela enchente.
A régua fluviométrica no Rio Tocantins registrava na manhã desta sexta-feira (5) 10,62m, quatro centímetros a menos do que na tarde da última quinta-feira (04). Apesar da baixa no nível do rio, a Defesa Civil continua em alerta e mantém a montagem dos abrigos na praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira, onde já se encontram 42 famílias.
A Defesa Civil já prestou atendimento em todos os abrigos. No da Obra Kolping estão 35 famílias; abrigo do Bom Planalto já são 24 famílias; abrigo da ACROB na Marabá Pioneira, 20 famílias; abrigos do postinho do bairro Santa Rosa estão 36 famílias; abrigo da Folha 31, 23 famílias, abrigo no galpão da Antônio Maia, 2 famílias e somam também 27 famílias ilhadas, mas que também estão recebendo atendimento.
Durante todo o dia desta quinta-feira (4), foram realizadas 86 mudanças, em caminhões do Exército e também em veículos locados pela Defesa Civil. No total, são 11 veículos utilizados para o transporte das famílias. Na manhã desta sexta-feira (05), apesar da baixa no nível do rio, as famílias continuavam a sair de áreas alagáveis.
Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil do município, informou que não é o momento de acomodação, pois ainda são esperadas bastantes chuvas na região e a baixa pode estar relacionada com a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
“Estamos sempre atentos às mudanças. Esse recuo no nível do rio foi bom no sentido de preparar melhor os espaços de abrigos, no entanto, a história mostra que esses recuos são normais, porém ainda não passou o período mais forte das cheias que é entre março e abril, mas estamos preparados para atender as famílias”, informou Jairo Milhomem.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, já se encontram 182 famílias em abrigos e 188 famílias desalojadas que foram para casas de amigos ou parentes, totalizando 370 famílias atingidas pela enchente e atendidas. A Prefeitura já declarou situação de emergência, autorizando a mobilização de todos os órgãos para apoio à Defesa Civil nas ações.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio