Cidade: Órgãos atuam para coibir aglomerações e crimes de poluição sonora
Ações também auxiliam atendimento às famílias vítimas de enchentes
No último final de semana, as forças municipais de segurança atuaram em conjunto a fim de coibir aglomerações, fiscalizar denúncias de poluição sonora e atender pessoas atingidas pela cheia dos rios. A operação integrada teve como objetivo fazer valer os decretos estadual n° 800/2020 e municipal n°170, que dispõem sobre as restrições em período de pandemia.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), a orla da cidade permaneceu isolada das 14h de sexta-feira até às 8h desta segunda-feira, sendo fechada para a circulação de veículos e permitido apenas pessoas a pé, seguindo todos os protocolos de segurança. O departamento informa que está realizando cadastramento para que apenas os veículos de moradores e comerciantes da área possam ter acesso à orla.
A fiscalização teve o apoio da Guarda Municipal, que realizou blitz, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Além disso, também ocorreu a fiscalização do trânsito no núcleo Cidade Nova e na Marabá Pioneira. Como resultado, dois carros e cinco motos foram removidos ao pátio do DMTU.
No combate à poluição sonora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) atendeu 23 denúncias, resultando em seis notificações. A ação contou com o apoio do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (GPA). Os dois órgãos também realizaram abordagens em vias públicas a fim de dispersar aglomerações.
Segundo Paulo Chaves, coordenador do departamento de Fiscalização Ambiental da SEMMA, as pessoas notificadas responderão processo administrativo. “Nós pedimos para que a população tenha mais sensibilidade e não abuse do uso de som, tendo em vista o momento delicado que ainda vivemos. Além da poluição sonora ser um crime ambiental, perturba o sossego das pessoas ao redor”, pontua o coordenador.
Também durante o final de semana, órgãos municipais atuaram junto às vítimas das enchentes dos rios Itacaiúnas e Tocantins. Agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e da Guarda Municipal auxiliaram a Defesa Civil com rondas nos abrigos. O DMSP também auxiliou na entrega de alimentos e junto à Secretaria Municipal de Saúde ajudou nos atendimentos médicos e na distribuição de medicamentos nos abrigos públicos Obra Kolping, Bom Planalto, Acrob e entrada do núcleo Marabá Pioneira.
Serviço: Para realizar denúncias junto à Guarda Municipal, o telefone é 153. Para denunciar crimes ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Disque Denúncia do Sul e Sudeste do Estado disponibiliza o Linha Verde por meio dos telefones 33123350 e 992330523 (whatsapp).
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação