Covid-19: Central de Testagem realiza média de 90 testes por dia
A servidora pública Selma Maria Nascimento fez pela oitava vez o teste para detecção da covid-19, na Central de Testagem do município de Marabá. Como ela trabalha com atendimento ao público, periodicamente precisa realizar o teste e, dessa vez, apresentou alguns sintomas da doença após ter feito uma viagem.
“Eu gostei da rapidez. Não houve demora no atendimento e o distanciamento social está sendo cumprido, tudo com higiene e ordem”, comenta a servidora.
Dona Selma seguiu as recomendações das autoridades de saúde e aguardou dez dias para realizar o exame para que o resultado fosse o mais preciso e retornou para confirmar o resultado. Esse critério é importante para garantir um resultado mais preciso.
Todos os dias, a Central de Testagem realiza cerca 90 testes e destes, nos últimos 15 dias, em média, 70% são negativos. A biomédica Beatriz Ohtta Chaves, responsável pela coleta do material e pelos resultados do teste, destaca que o modelo utilizado pela Central tem eficácia de 93%.
“Nós utilizamos o teste rápido por imunocromatografia. Nós fazemos uma pequena pulsão no dedo do paciente para retirar menos de um microlitro de sangue. A partir daí, esperamos entre 25 e 30 minutos para o resultado e faz a leitura”, ressalta a biomédica.
O teste, que também pode ser chamado de teste qualitativo, detecta anticorpos IgG ou IgM. Os IgG são anticorpos de memória e indicam que o paciente teve contato com o vírus há mais de 20 dias. Os IgM são anticorpos ativos e demonstram que o paciente ainda está transmitindo o vírus. Quando o resultado indica a letra C de controle presente no dispositivo, o resultado é negativo.
O atendimento na Central de Testagem ocorre por encaminhamento das unidades básicas de saúde e as pessoas também podem se dirigir diretamente ao local. Quando chegam, os pacientes passam por triagem. Primeiro, com os técnicos de enfermagem que realizam a medição de peso, aferição de pressão, temperatura e saturação. Essas informações são anotadas no prontuário.
Depois os pacientes são atendidos pelos enfermeiros, que após consulta, determinam a necessidade ou não de realizar o teste. De acordo com Beatriz Chaves, menos de dois por cento dos pacientes que chegam à Central não realizam o teste e mesmo assim o paciente é encaminhado ao médico para avaliação. Os medicamentos receitados pelos médicos podem ser retirados no Hospital Municipal de Marabá.
O resultado é entregue ao paciente por um psicólogo pois é necessário um cuidado especial diante da situação enfrentada atualmente, conforme destaca o psicólogo Diego Vieira.
“É um modo de preparar a pessoa. O profissional da psicologia tem uma metodologia para lidar com cada paciente. Muitos podem ter momentos de ansiedade, ou estão com alguém na família enfrentando a doença ou então estão em processo de luto pela perda de um ente querido e por isso podem apresentar um medo excessivo. Nós estamos aqui para acolher essa demanda”, comenta o psicólogo.
De acordo com Diego, de cada 10 pessoas que ele atende na Central, apenas duas apresentam algum tipo de preocupação. Segundo ele, “a maioria se relaciona bem com o resultado e muitas se impressionam quando o resultado é negativo”.
Quando o resultado é positivo, a equipe médica avalia os sintomas e, caso sejam leves, o recomendado é isolamento domiciliar e quando os sintomas requerem maior atenção, cada médico determina seu próprio procedimento.
Pessoas que irão fazer cirurgia e que são encaminhadas à Central também podem realizar o teste. É o caso de Lucas Araújo, o vendedor, que já teve Covid-19 há cinco meses, comenta que esse foi um exame solicitado nos procedimentos pré-operatórios.
“Eu acredito que tudo é para prevenção. É uma precaução que o médico tem para que o paciente faça a cirurgia nas melhores condições possíveis, da maneira correta”, analisa.
A biomédica Beatriz Chaves recomenda que as pessoas que queiram fazer o teste analisem bem seus sintomas. “A pessoa que vier aqui, que venha se tiver algum sintoma, uma tosse, algum incômodo. Se os sintomas causam alguma dúvida se é gripe ou Covid a pessoa pode se dirigir à Central porque querendo ou não, aqui é um lugar onde a pessoa corre risco de contrair a Covid-19. Então, pra quê vir em um lugar sem necessidade?!”, finaliza.
Serviço: A Central de Testagem para Covid-19 fica localizada na Folha 31, no antigo prédio do Centro de Especialidades Integradas, de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Para ser atendido basta apresentar documentos de identificação com foto e cartão SUS. Quem for encaminhado das Unidades básicas de saúde, HMM ou outros hospitais, e nos casos de pessoas que farão cirurgias também devem apresentar o encaminhamento.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio