Professores Fora de Série: Waldeline Pereira da Luz e o sonho de ser professora.
“Na minha adolescência já sentia que seria professora, era algo que me identificava muito”.
Ainda adolescente, Waldeline Pereira da Luz, 33 anos, observando o dia a dia da irmã mais velha, que já atuava como educadora, sentiu que sua trajetória profissional também estaria entrelaçada no fazer da educação um meio de mudar vidas. E após concluir o ensino médio partiu para o curso de pedagogia, a paixão de educadora foi o lado mais forte em sua vida.
A irmã, Waldeane, que já está na educação há 20 anos, foi o exemplo e também sua inspiração. Em sala de aula, Waldeline da Cruz, diz que ser educador é um aprender constante, para ela cada aluno tem um mundo em sim cheio de cultura diferenciada, comportamentos, e é preciso estar sempre de coração aberto para poder aprender e a lidar com eles.
Segundo ela, há momentos que se aproximam muito mais numa relação de professor e alunos, é o momento de confiança e isso é o resultado de um trabalho sério e de dedicação e de entendimento. “Às vezes o aluno não tem a liberdade de conversar com os pais sobre seus problemas pessoais de adolescente e com a gente eles já têm essa liberdade e me identifico e essa relação de confiança é fundamental na nossa profissão”, diz.
Waldeline é casada e tem 2 filhos, Marabaense de nascimento e coração. Morou um tempo em Xinguara, mas não esquecia um só momento a cidade natal e acabou retornando. Começou como professora há 4 anos como contratada e logo em seguida foi efetivada após concurso público.
A professora diz estar inteiramente satisfeita com a profissão que escolheu para a vida e pretende apenas estudar mais para compreender a dimensão da educação em todos os seus sentidos. Waldeline é professora na escola municipal Doralice de Andrade Vieira, onde é muito querida entre os demais servidores e pelos alunos.
Entre seus alunos encontramos a pequena Gabriela Rodrigues Patrício, de 11 anos. Gabriela está estudando em casa, no bairro Vale do Itacaiúnas. Ela conta que Waldeline é também sua inspiração, pelo cuidado com os alunos e pela compreensão com todos.
“A professora Waldeline é uma pessoa muito divertida, esforçada, explica muito bem e gosto muito dela. Na sala ela faz leitura de livros, nos orienta nas atividades e todos nós gostamos muito dela”, diz a pequena Gabriela.
No final da entrevista com a professora Waldeline, perguntei sobre o maior desafio de um educador nos dias atuais, com o advento das novas tecnologias que estão encantando os adolescentes, e a resposta foi o que se espera de um bom educador:
“Hoje, na nossa época temos que trabalhar a aprendizagem utilizando as ferramentas tecnológicas, temos que adaptar as atividades para que os alunos possam se sentir envolvidos e motivados, temos que perceber que os aparelhos eletrônicos devem ser nossos aliados entendemos que é um mundo novo e temos que saber tirar proveito desse novo momento nos adaptando a ele”, finalizou a professora Waldeline Pereira da Luz.