Seagri: Viveiro disponibiliza mais de 50 espécies de mudas para a população
Plantação de frutas, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, fabricação de remédios e até mesmo para fazer sombra. Para qualquer um desses motivos, o Departamento de Mudas da Secretaria de Agricultura (Seagri) tem uma plantinha disponível. São cerca de 50 espécies diferentes cultivadas no local.
O viveiro produz em torno de 1 milhão de mudas por ano e em janeiro já foram produzidas 80 mil. As entregas de mudas acontecem de segunda a quinta-feira, sempre no período matutino, das 8h às 11h30min.
A principal plantação e distribuição é de açai, seguido por acerola e cupuaçu. “O cacau também é muito procurado por pequenos produtores que moram mais distantes. As mudas de goiaba também têm boa procura”, comenta Tássio Rodrigues, coordenador do Departamento de Mudas.
Entre as plantas da área medicinal é possível encontrar Jucá, Moringa, Jatobá, entre inúmeras outras. Mogno e maranhento estão entre as opções de muda para reflorestamento ou extração de madeira. “Muita gente planta o maranhento porque sua madeira é utilizada para fazer estacas para cerca, por exemplo”, acrescenta.
“Temos uma árvore chamada Pau Preto que as pessoas procuram para plantio em suas calçadas, por ter raízes profundas. Cresce muito e produz plantas bonitas, então é procurada para fazer sombra. É muito solicitado também por pessoas que têm o interesse de plantar em suas casas”, comenta Tássio Rodrigues, coordenador do Departamento de Mudas.
Como conseguir?
Interessados devem se dirigir ao Departamento de mudas da Seagri e fazer o cadastro. Para isso é necessário levar identidade, CPF, RG e endereço. “Para quem pretende produzir é interessante que tenha também as medidas das terras. Dependendo da quantidade de mudas solicitadas, você consegue sair na hora, daqui do local, com elas”, diz Tássio.
Cada muda tem uma quantidade específica que pode ser retirada na hora. Acerola, urucum, tamarindo, por exemplo, são 10 mudas. Jucá, jatobá, jaca e ameixa são 5. Açaí e bacaba, 200. É importante ressaltar que a própria pessoa é responsável pelo transporte e a disponibilidade das mudas depende da quantidade disponível no viveiro, que é influenciado por fatores como a época do ano e chuvas.
Pequeno Produtor
É importante ressaltar que apesar das mudas serem disponibilizadas para população em geral, o foco é o incentivo ao pequeno produtor e ao agricultor familiar. Para estes também são disponibilizados outros serviços, de forma totalmente gratuita, como análise do solo, visita técnica e kit de irrigação.
Para ter acesso a esses benefícios é necessário solicitar através de ofícios, nas associações de produtores ou dos bairros. “Os técnicos vão lá e realizam a visita técnica, ensinam como fazer o plantio, tratar a terra, orientam sobre a melhor época ou a melhor plantação para aquele tipo de solo, tempo de irrigação, enfim, todas as instruções”, destaca o coordenador Tássio.
Para a análise do solo, o próprio produtor pode fazer a coleta e levar até a Seagri. Os técnicos auxiliam a forma correta de fazer a coleta e a análise é feita através do Laboratório de Solo, localizado na própria secretaria, reinaugurado em dezembro de 2019, com novos equipamentos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio