Cerca de 70 km de vias na cidade e 394 km de vicinais na zona rural já receberam melhorias que facilitam a trafegabilidade

O Programa Ação Marabá chegou à Estrada do Balneário da Mocinha, no bairro Independência. As equipes e maquinários da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) realizam a requalificação da via que dá acesso ao balneário, melhorando a trafegabilidade.

Ilma Moreira é autônoma e mora há dez anos na localidade. Ela acompanha o trabalho das máquinas na estrada em frente a sua casa.

“Para mim, é muito satisfatório, eu fico muito agradecida primeiramente a Deus, em segundo, os maquinários que estão aqui fazendo essa obra para nós. É muito bom até porque a gente já não vai ter nem tanta preocupação com alagamento, com a água, lama. Eu agradeço à Prefeitura por essa obra maravilhosa que está fazendo aqui. Para mim, está sendo um sonho realizado”, afirma a moradora.

O aposentado Luiz Gonzaga, que mora há dez anos no local, avalia o impacto da obra para a comunidade.

“Estou achando que é um trabalho muito importante. Essa rua aqui, creio eu, é a principal. Eu fico muito feliz. Aqui, está sendo muito bom o serviço porque a gente está vendo que estão vindo fazer”, relata.

O Ação Marabá foi lançado no início de 2025 e contempla a requalificação de vias, operação tapa-buraco e pavimentação. Só na requalificação são cerca de 70 km de vias atendidas na zona urbana e 394 km de vicinais revitalizadas na zona rural, melhorando o tráfego entre vilas, povoados e Projetos de Assentamento (PA).

“Existiam muitas ruas que não eram tratadas, não tinham nenhum tipo de preparação, requalificação e a gente encarou esse desafio de trabalhar bairro por bairro, rua por rua”, destaca Rômulo Galvão, engenheiro da Sevop.

Em relação à pavimentação, foram mais de 2500 metros entregues ao longo do primeiro semestre de 2025. Foram recapeados 16,5 km de vias como VP-03, VP-07, VE-02 e Avenida 2000. Também foram executadas 41 obras de drenagem entre fevereiro e julho de 2025. Já a Operação Tapa-buraco atuou em todos os núcleos da cidade, assim como na Vila Sororó.

O programa organiza o cronograma a partir de demandas da população, do Poder Legislativo e de levantamentos por meio das demandas dos bairros. Segundo Rômulo Galvão, o Ação Marabá será incrementado para que a atuação dos serviços seja ampliada.

“Acabou de acontecer uma licitação de máquinas e essa licitação vai nos dar mais liberdade, mais poder de atingir mais bairros, com mais gente, com mais maquinário. Esse ano é de arrumação, que a gente está fazendo licitações, organizando a vida, mas a gente está querendo entregar o máximo possível para que ano que vem a gente não tenha nenhum tipo de interferência em relação a máquinas”, conclui.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes