O som das máquinas e o vai e vem dos operários mudaram a rotina da Rua Adolfo Kolping. O que antes era apenas uma grota que separava comunidades, agora começa a se transformar em um corredor de acesso que vai unir os bairros Novo Horizonte e Bom Planalto, graças à obra de drenagem pluvial realizada pela Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), que contemplam também as ruas Marechal Deodoro e Rui Barbosa.

Segundo o engenheiro da Sevop, Saulo Almeida, o serviço consiste na instalação de aduelas de concreto de grande porte, que vão substituir a travessia anterior, que já estava ineficiente. “Estamos executando uma galeria pluvial com aduelas. Serão 24 peças, cada uma com 2,5 por 2,5 metros, em linha dupla. Essa obra vai garantir a interligação dos bairros que eram cortados pela grota”, explicou.

Os moradores comemoram as melhorias, pessoas como seu Josivaldo Alves da Silva, que vive com a família há 14 anos na Rua Adolfo Kolping. “O sentimento é de satisfação. Nosso bairro ganha mais estabilidade, nossas crianças têm mais condições de ir para a escola e a comunidade toda é beneficiada. Estamos felizes em ver o cuidado com a nossa cidade”, comentou.

Seu Josivaldo reforça que as mudanças são um sinal de progresso e que incluem também outras obras que chegam no local. “Antes era só lama e escuridão, até medo a gente tinha de passar por aqui. Hoje temos iluminação de LED, que clareou tudo e deu mais segurança, e agora essa obra na grota. A rua está ficando excelente, valorizando nossas casas e trazendo mais segurança, principalmente para as crianças e mulheres que circulam à noite”, acrescentou.

Com a execução da drenagem, além da integração entre os bairros, a obra vai reduzir alagamentos e facilitar o trânsito de veículos e pedestres.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Karlos Teixeira (drone)