
Agricultura: Piscicultura é incentivada com kits da Seagri
Francisco Pereira mora há 23 anos no PA Três Ilhas, na zona rural de Marabá. Em sua propriedade planta laranja, tangerina, macaxeira, pitaya e outras frutas, legumes e verduras. No último ano tem se dedicado à retomada da piscicultura em sua propriedade e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) nesse empreendimento.
Em 2025, ele ganhou um kit de piscicultura da secretaria, que incrementou sua produção. Os kits são compostos por tanque-rede, aerador, ração inicial, mil alevinos (de Tambaqui e Tilápia) e, dependendo do caso, também é realizada a escavação de tanques de 15×60.
Para o produtor, a iniciativa é importante, principalmente para quem está começando agora na piscicultura e também para ajudar na comercialização.


“É um projeto muito bom e que vem ajudando várias pessoas aqui. O nosso projeto é ampliar com três, quatro tanques-rede dentro do nosso tanque maior para poder incentivar os nossos amigos que não trabalham com a piscicultura, que precisam trabalhar, a gente precisa produzir para nós podermos baixar o custo do pescado nosso da região”, ressalta.
Atualmente, os alevinos passam cerca de 60 dias para chegarem ao tamanho adequado para, então, serem colocados no tanque maior. Com o kit da Seagri, Francisco Pereira chega à produção de 500 peixes nesse período de tempo.
Ele também recebeu kit de irrigação da Seagri, que o ajuda na produção de frutas cítricas. Sobre o kit de piscicultura, ele acredita na importância do projeto.
“É uma parceria muito boa porque nem todo mundo tem condições de comprar um kit desse. Não é muito caro, mas também não é barato. Então, já é uma iniciativa boa da Seagri, que está ajudando muita gente na região”, destaca.
Para receber o kit de piscicultura, o produtor interessado precisa entrar em contato com sua cooperativa ou associação e levar um ofício à secretaria. A Seagri envia uma equipe técnica até a propriedade da pessoa interessada, para fazer o levantamento se o produtor cumpre com os requisitos necessários para a produção. Após a entrega, a secretaria realiza o acompanhamento do processo de produção, como, por exemplo, a análise da água dos tanques.


“Aqui, mensalmente a gente vem para a análise da água, ver como está sua produção e o desenvolvimento dos peixes. Viemos analisar o nitrito, oxigênio, pH e amônia. Esse é um dos fatores principais para ter uma boa produção”, explica Franciele Lima, técnica em agropecuária da Seagri.
Além desses requisitos também são analisadas a temperatura e a transparência da água. A equipe averigua se os pontos analisados estão dentro dos parâmetros aceitáveis para a produção. São cerca de 50 produtores que recebem esse acompanhamento atualmente.
“A gente sempre visa passar para o produtor a hora certa da alimentação, a quantidade de alevinos que tem que estar no tanque e principalmente o oxigênio, por isso entregamos o aerador”, reitera Franciele Lima.
Ao longo de 2025, 150 produtores receberão o kit de piscicultura da Seagri.





Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Sérgio Barros
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SANEAMENTO
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL