AGRICULTURA: SEAGRI DESENVOLVE PROJETO PARA MULTIPLICAÇÃO DE FEIJÃO CAUPI ARACÊ
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) desenvolve projeto voltado à reprodução de sementes de feijão Caupi Aracê (biofortalecido), com objetivo de multiplicar o produto e aumentar a quantidade de produtores da espécie na próxima safra.
O projeto iniciou com a aquisição de 500 quilos de sementes de feijão, desenvolvidas pela Embrapa, a partir de melhoramento genético convencional, que a tornou mais rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais, cerca de 50% mais proteínas, ferro e zinco. Convidou 50 famílias de agricultores para o plantio de 10 quilos, cada.
A proposta, conforme acordo de parceria assinado entre as partes, ao fim da colheita, cada agricultor devolverá a Seagri 20 quilos dessa semente para distribuição a outros produtores em 2019.
Por sua vez, a Seagri além de fornecer as sementes, proporcionará aos agricultores a mecanização de mais ou menos um hectare de terra e dará a devida orientação técnica. O projeto será implantado em sete localidades, inclusive cinco PA’s (Projeto de Assentamento), já estando com plantio iniciado no PA Grande Vitória.
Segundo Marcos Lira, agrônomo da Seagri, na segunda-feira (26), a equipe de mecanização agrícola está preparando terrenos no PA Sarandi. Depois segue para PA Lajedo II, Balão (Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro), PA Cedrinho, PA Monte Sinai e KM 45.
Essa espécie de feijão, de acordo com a Embrapa, tem produção média de 1.100 quilos por hectare, com ciclo de maturação em 70 a 75 dias. Além de Marcos Lira, contribuem na parceria outros dois agrônomos da Seagri, Deibson Varanda e Jeane Leide.