
Agricultura: Seagri realiza 1ª reunião participativa com lideranças e produtores rurais de Marabá
A sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) foi palco nesta sexta-feira (14), do 1° encontro de alinhamento das ações da pasta para 2025. Aproximadamente 250 pessoas participaram da reunião, entre presidentes de associações de produtores rurais, agricultores, secretários, vereadores e representantes de instituições como Embrapa, Senar, ICMBio, Ministério Público do Pará (MPPA), sindicatos e conselhos.
A abertura oficial, realizada pela manhã, foi presidida pelo prefeito municipal, Toni Cunha, que destacou a importância de manter o diálogo com as comunidades da zona rural para promover uma aproximação do poder público, tendo em vista que essa é uma área extensa de Marabá e com longas distâncias da sede do município.



“A dignidade no campo é um compromisso nosso, principalmente fomentar a geração de emprego e renda na zona rural, para que as pessoas não precisem vir para a cidade por falta de condições no campo. São muitas as necessidades, não é fácil, mas a gente está trabalhando para entender o que mais faz o homem do campo sofrer para que a gente possa minimizar esse sofrimento trazendo mais dignidade, mais tranquilidade para quem mora na zona rural”, afirmou Toni Cunha.
Também entre as autoridades da mesa de honra da cerimônia, o deputado Federal, Delegado Caveira, ressaltou que tem apoiado o desenvolvimento de Marabá com o direcionamento de emendas parlamentares, incluindo a aquisição de equipamentos para atender a agricultura familiar.


“Já trouxemos uma perfuratriz, no valor de mais ou menos R$ 1,5 milhão. Estamos trazendo uma patrola, ou seja, uma motoniveladora. Trazendo, além disso, R$ 14 milhões de reais ao todo para que o povo de Marabá se sinta acolhido e que de fato tenha um deputado federal presente. Inclusive, já buscando uma residência para estar, de fato, mais presente em Marabá”, informou Delegado Caveira.
A promotora da Justiça Agrária, Alexssandra Mardegan, do Ministério Público do Pará (MPPA) parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Marabá em promover o diálogo com as comunidades rurais para fortalecer a assistência e a estrutura, principalmente, para os pequenos produtores agrícolas.


“O Ministério Público, além de fiscal das políticas públicas, é hoje um parceiro contínuo e constante dos agricultores. E esse momento é de suma importância porque trouxe produtor para ser ouvido, aquilo que é a demanda, as dificuldades, os desafios. Eu fico muito feliz com essa iniciativa. Temos uma nova gestão que tem se mostrado muito interessada em alavancar ainda mais a agricultura na região de Marabá, que já sabemos que é uma agricultura hoje fortalecida, mas que, sem dúvidas precisa de significativas melhoras, temos muitos desafios ainda a serem superados”, afirmou a promotora da Justiça Agrária.
Foco no plano de ação
Além de proporcionar um momento de escuta ativa em que as comunidades puderam apresentar para as autoridades presentes um panorama das atuais condições de estradas vicinais, assistência em Saúde, Educação e na Agricultura, a reunião também garantiu que a equipe técnica da Seagri apresentasse o plano de ação, momento reservado para a parte da tarde em que a equipe técnica esclareceu dúvidas e registrou demandas dos agricultores.
Segundo o secretário de Agricultura, Hiron Farias, o objetivo era de alinhar as propostas para que o atendimento aos produtores seja compatível com a real necessidade de estrutura, execução de projetos e outras políticas que garantam a autonomia e sustentabilidade também para essa parcela da população.


“Os trabalhos já se iniciaram, nós já temos mais de 200 hectares gradeados com assistência, com distribuição de mudas frutíferas, então agora é um momento tanto o corpo técnico da Secretaria de Agricultura quanto os presidentes das associações para a gente fazer um alinhamento e poder trabalhar durante esses quatro anos melhorando cada vez mais a nossa ação junto ao produtor rural”, explicou Hiron Farias.
Acompanhando tudo atentamente, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ana Célia da Silva, enfatizou a necessidade de garantia da execução de políticas públicas na zona rural.


“E é isso que nós estamos aqui para buscar, fomentar mais essas ideias, trazer o homem da cidade para conhecer a realidade do mundo de campo, que são pessoas batalhadoras de sol a sol. E o conselho serve para agregar essas pessoas às entidades, aos órgãos públicos e fiscalizar também se o dinheiro está indo, de fato, para as pessoas que mais precisam. Em parceria com a Seagri nós acreditamos que faremos um excelente trabalho nessa gestão”.
Para a presidente da Associação dos Mini e Micro Produtores Rurais do Assentamento Alegria (AMMPRAA), Klelma Barbosa Carneiro, da região do Rio Preto, a reunião permitiu o acesso às informações sobre o plano da nova gestão, que será repassado pelos representantes dos Projetos de Assentamento aos moradores dessas áreas de Marabá.


“Tem projetos em andamento que não podem parar, então hoje a gente escutou do novo secretário, do novo prefeito o que vai continuar. Isso é muito importante para os presidentes passarem aos produtores rurais porque não pode parar o trabalho e temos que fomentar mais coisas. Então, a gente precisa muito que essa reunião aconteça mais vezes porque a gente precisa estar sempre em contato com o prefeito e com a equipe da secretaria para que só avance”, sugeriu a representante do PA Alegria.




Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Igor Leite