Saúde: Por mês, Ala Pediátrica do Hospital Municipal de Marabá atende 1500 crianças da região
A ala pediátrica do Hospital Municipal de Marabá, que atende famílias de mais de 20 cidades da região sudeste do estado, dispõe de 14 leitos e uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos. O local, que foi revitalizado recentemente e teve o mobiliário renovado, realiza uma média de 1500 atendimentos a crianças de zero a 11 anos, todos os meses.
“A gente trabalha aqui tanto com a parte de internação, pois são 14 leitos e a observação no atendimento, e uma equipe com experiência experiência no trabalho pediátrico. Aqui temos uma política de atender muito bem as mães e as crianças, pois sabemos como é lidar com uma criança que precisa de atendimento médico e nossa equipe é treinada para isso”, afirma a enfermeira Amanda Daniele Cabral, responsável pela Ala Pediátrica do HMM.
Segundo o diretor administrativo do Hospital Municipal de Marabá, Ricardo Araújo, há uma atenção especial para a ala pediátrica que começa ao chegar na casa de saúde, no atendimento, onde o paciente segue para uma sala com 10 poltronas para acomodar melhor a criança e o acompanhante.
“Hoje, a pediatria funciona, assim, de uma forma dividida e ao mesmo tempo conjunta. As crianças chegam, elas passam por um clínico, por uma triagem, que é o nosso protocolo master. É um convênio que a gente fez, Prefeitura Municipal e Hospital Sírio Libanês, que é o projeto Lean nas Emergências. Feita essa triagem, o paciente é encaminhado para pediatria quando necessário, para fazer a medicação e avaliar se tem que ficar internado ou não”, explica.
Além da brinquedoteca com TV e toda a estrutura médica, a ala pediátrica dispõe de acompanhamento psicológico e serviço de alimentação adequada às crianças a partir do lactário que dispõe há todo o tipo de leite para a criança a partir dos 30 dias de nascimento.
“O lactário é tudo para nós dentro do hospital com crianças de 30 dias de nascido, porque são crianças que, às vezes, precisa tomar um leite específico e nós temos o local onde essas crianças podem ali fazer essa separação, onde o médico olha e fala esse é o leite, aí a prefeitura disponibiliza, são diversos tipos de leites e as crianças são amamentadas aqui e também fazem a refeição com essa separação por classificação do médico”, ressalta Ricardo.
Atualmente, 17 crianças estão internadas na ala pediátrica, uma delas é Kalel Ramos, de 4 anos. Ele foi diagnosticado com pneumonia e há duas semanas recebe atendimento no HMM. A mãe, a dona de casa Darlene Ramos, que é do município de Itupiranga, elogiou o atendimento de toda a equipe de profissionais.
“Ele deu pneumonia, ele tem um caso bem difícil e passa mais tempo aqui internado. Sempre estamos aqui na brinquedoteca pois é uma terapia tanto para mim quanto para ele que se diverte muito e tem também os vídeos. Logo logo, se Deus quiser, estaremos de volta pra casa”, declara.
Outro acompanhante na ala pediátrica é o comerciante Ronan Santos, também da cidade vizinha Itupiranga. Ele aguarda a cirurgia no braço direito do filho. “Eu nunca tinha vindo aqui, a primeira vez, mas é legal o atendimento, o povo é bem educado, trata bem. Tem esse espaço aqui, é bem bacana, que é uma distração para os meninos”, conta Ronan Santos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio