Saúde mental: Ament promove dia de lazer voltado ao bem-estar dos servidores e pacientes
Com muita descontração, leveza e bom humor, a equipe de servidores do Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament) e Ala psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM) teve o Dia D do Projeto “Cuidando do Cuidador – Edição Verão 2024” com muitas brincadeiras, gincana, lanche e um torneio de vôlei. O objetivo é promover um momento de descontração e saúde mental para os 41 servidores que atuam no local.



O enfermeiro João Augusto de Sousa foi o idealizador do projeto e relata que, desde 2020, o grupo tem estabelecido de forma mais efetiva esse olhar para o servidor que no dia a dia recebe uma carga muito grande lidando com o sofrimento, com o jeito psíquico do outro, tanto a nível da internação quanto a nível da assistência ambulatorial.
“Desde o início a gente já tinha essa preocupação em criar um ambiente harmônico, um ambiente das relações interpessoais que pudesse culminar nessa adequação da assistência. Nós temos a questão das relações interpessoais e esse projeto ‘Cuidando o Cuidador Verão’ é justamente para trazer um ambiente lúdico onde o servidor esteja aqui, não necessariamente como um trabalhador, mas como alguém que está sendo alvo de um cuidado por meio de oficinas de criação, de dinâmicas reflexivas e assim por diante”, argumenta.
O projeto possui atividades diárias com momentos reflexivos, ginástica laboral, de alongamento dando assistência direta para o trabalhador que não está bem no dia em questão, mas com atividades grupais por meio de dinâmicas reflexivas, de relaxamento e assim por diante.



“Hoje é apenas um dia que a gente convenciona como especial porque é um dia que marca o dia D do cuidando do cuidador. Então, hoje tem uma estratégia mais voltada especificamente para o nosso trabalhador. Hoje não estamos fazendo assistência ambulatorial. Deixamos esse dia para cuidar do nosso trabalhador”, explica o enfermeiro.
A psicanalista clínica Kenia Dourado divertiu muito nas brincadeiras e estava achando maravilhoso participar desse momento com os colegas. “É um dia assim que a gente consegue se divertir, se descontrair. É terapêutico pra todos nós essa interação, essa brincadeira. Apesar que todos os dias a gente tem trabalhos onde a gente consegue relaxar, mas ter esse dia especial com o cuidador, para com os pacientes também, isso é muito importante. Nós agradecemos a toda a coordenação por esse projeto maravilhoso que tem trazido esse bem-estar”, elogia.

A técnica em enfermagem Valdejane Guido destacou uma observação que uma paciente fez. “O próprio paciente hoje leu no painel que estava escrito ‘Cuidando do cuidador’, e de repente ela olhou e falou: o que deveria estar aí nesse painel seria o nome da palavra, ‘consumo’. Perguntei por que e aí ela falou – porque vocês são consumidos em cuidar da gente. Achei emblemático, bem significativo”, declara.

A ala psicossocial do Hospital Municipal de Marabá foi implantada em 2014 e está fazendo 10 anos. Em 2021 foi implantada o Ament, que é uma equipe ambulatorial de saúde mental ligada à ala psicossocial que presta assistência ambulatorial.








Texto: Fabiana Alves
Fotos: Nathália Costa