37º Festejo Junino: Secult faz apuração das agremiações classificadas para a final
Na manhã desta sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Cultura fez a apuração das primeiras agremiações colocadas do 37º Festejo Junino de Marabá, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira.
As notas foram decididas pela banca de jurados. Vale ressaltar que as cinco primeiras juninas classificadas do grupo A e B vão para a final, bem como seis Bois-Bumbás. Na sexta, 28, será a final do grupo B, no sábado, 29, é a final do Boi-Bumbá e no domingo, último dia, é a final do grupo A.
Entre as Rainhas da Diversidade quem conquistou o título foi a Morgana Salvatore com 39.80 pontos da junina Arrastão do Amor. Em segunda colocada está Katerine Bardon (39.20), em terceira Nalanda Walesca (39.10), na sequencia Kate Oeiras (38.50); Wes (38.50) e Duda Kadashi (38.40).
No grupo das juninas do grupo A, as cinco primeiras classificadas são Fogo no Rabo com 60 pontos, em segundo lugar Arretados da Paixão com 59,90; em terceira colocação Arrastão do Amor com 59,70; em 4º lugar Fuá da Conceição e 5ª colocada Balão de Chita, ambas com 59,60 pontos, tendo como critério de desempate a originalidade. As juninas do grupo A vão disputar a final no domingo, dia 30 de junho.
O marcador do grupo A que venceu foi Cleyton Souza da junina Fogo do Rabo, com nota 9.9.
Quem conquistou os títulos de Rainha do grupo A foram a Bruna Castro, da Arrastão do Amor, e Mariane Santos da Arretados da Paixão, ambas com nota 10.
O casal de noivos do grupo A foi da junina arrastão do Amor Narair Renata e Wanderson Rego com 20 pontos.
Já nas juninas do grupo B, a primeira colocada é a Sedução Junina com 59,40 pontos, em segundo Moleka Sem Vergonha (59), em terceiro Diamante Negro (58,60); em 4º Balão Dourado (58,40) e em 5º Coração de Estudante (58,30). A final do grupo B é nesta sexta-feira, 28 de junho.
Os marcadores vencedores do grupo B, todos com nota 9.80, foram Pedro Augusto Silva da Sedução Junina; Olavo Schneider da Moleka Sem Vergonha; e Joane Ribeiro da Balão Dourado.
A Rainha das juninas do grupo B é a Ihorrana Rocha, com 9.80, da Sedução Junina. E o casal de noivos é Jeferson Maracaípe e Emanuelle Lim da Moleca Sem Vergonha, com 19,60.
Entre as juninas mirins, classificaram-se em primeira colocação a Fogo no Rabo com 59,50 pontos, em segundo e terceiros lugares, respectivamente, a Amor Perfeito e Encanto Junino, ambas com 59 pontos.
Entre os bois-Bumbás, a classificação para a disputa final é a seguinte: Flor do Campo com 58,70 pontos; em segundo lugar Brilho da Noite (58,60); em terceiro Treme Terra (58,40); em quarto Aroeira (58,40); em quinto Estrela Dalva (57,80); e em sexto o Senador com 57,60 pontos. A final será definida no sábado, dia 29.
A banca julgadora foi formada por Tonny Silva, ator, ex-quadrilheiro e ex-dançarino; Cleison Nunes, Conselheiro Estadual de Cultura e Produtor Cultural, e Gilberto Costa, folclorista, coreografo junino e diretor artístico, todos de Palmas, Tocantins; e Ana Luz, concursada em Técnica de Gestão Cultural – Dança na Fundação Cultural do Pará desde 2012, da capital paraense.
Confira a programação
Na sexta-feira, 28, uma novidade é a apresentação do Boi-Bumbá Mirim Flor do Campo, da 3ª colocada da Junina Mirim e a final das Juninas do Grupo B. Na Praça de Alimentação, a animação fica por conta do Dj Luan Hi-Fi e Shows de Ricardo Oficial e Negra Melodia.
No sábado, 29, o público prestigiará a Junina convidada Explosão Kojakati, da Terra Índigena Mãe Maria, a apresentação da 2ª colocada da Junina Mirim e a final dos Bois-Bumbás. Na Praça de Alimentação, Dj Bravini e Shows Garoto Play e Charles do Arraia fazem a alegria do público presente no local.
No domingo, 30, o encerramento traz apresentação do Pássaro Junino Rouxinol, depois tem a 1ª colocada da Junina Mirim e a grande final das Juninas do Grupo A. Na Praça de Alimentação, a festa termina com Dj Pinto e Show Ruanna Ly.
Texto e Fotos: Divulgação Secult