Cultura: Morada Nova comemora os 38 anos do Arraial Sorriso do Sertão
O estacionamento do Estádio Emival Mendes, em Morada Nova, virou uma grande arena junina, reunindo milhares de pessoas, nos dias 06 a 08 de junho, para festejar os 38 anos do Arraial Sorriso do Sertão. A festa, que ocorre aos finais de semana, segue até o final de junho com barracas de venda de comida e apresentações de grupos culturais e artistas locais.
Um dos organizadores é João Pereira Filho, conhecido como Garçom, líder comunitário de Morada Nova. Ele ressalta a importância das parcerias para a realização do festejo, principalmente com a gestão municipal.
“São 38 anos de arraial e, graças a Deus, todo ano a gente consegue fazer essa festa para a comunidade, com o apoio do poder público. Não podemos deixar de agradecer à Secretaria de Cultura, à Prefeitura de Marabá, que sempre apoia a cultura do nosso bairro. Morada Nova só tem a agradecer à secretaria e principalmente à Prefeitura, que sempre que a gente vai lá atende essa comunidade com maior prazer”, afirma.
A festa também é importante por movimentar a economia local. São 12 barracas de venda de comidas variadas. Um dos barraqueiros é Paulo Roberto Rodrigues, que tem uma barraca no festejo há 20 anos.
“Para nós aqui é muito importante a cultura, a gente abraçar essa causa, para a gente não deixar morrer a tradição do arraial, a tradição do São João. Que a cada ano, a gente vai abrilhantando e conseguindo buscar mais recursos para trazer um arraial de qualidade para todos os que frequentam”, destaca.
Umas das pessoas que foi acompanhar o festejo foi Eliane Sousa. Como moradora de Morada Nova, ela avalia o impacto do Arraial Sorriso do Sertão para a continuidade de uma tradição da comunidade.
“A importância é unir o público, manter a cultura todo ano. Não pode deixar acabar. Os benefícios também que traz para o bairro. Isso tudo é muito bom. A família curtiu bem, aproveitamos a noite. O arraial está de parabéns”, pontua.
A noite de sábado contou com apresentação do Boi-Bumbá Treme Terra, da Folha 15, e da Junina Sereia da Noite, da Marabá Pioneira, que tem como tema este ano “O nosso bem maior é a natureza”.
Crislane Alves foi da Vila Murumuru para acompanhar o arraial. “Eu acho muito boa a organização, atendimento maravilhoso. A gente vem mais curioso para ver as quadrilhas dançarem”, disse.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Karoline Bezerra