
Cultura: Morada Nova comemora os 38 anos do Arraial Sorriso do Sertão
O estacionamento do Estádio Emival Mendes, em Morada Nova, virou uma grande arena junina, reunindo milhares de pessoas, nos dias 06 a 08 de junho, para festejar os 38 anos do Arraial Sorriso do Sertão. A festa, que ocorre aos finais de semana, segue até o final de junho com barracas de venda de comida e apresentações de grupos culturais e artistas locais.






Um dos organizadores é João Pereira Filho, conhecido como Garçom, líder comunitário de Morada Nova. Ele ressalta a importância das parcerias para a realização do festejo, principalmente com a gestão municipal.
“São 38 anos de arraial e, graças a Deus, todo ano a gente consegue fazer essa festa para a comunidade, com o apoio do poder público. Não podemos deixar de agradecer à Secretaria de Cultura, à Prefeitura de Marabá, que sempre apoia a cultura do nosso bairro. Morada Nova só tem a agradecer à secretaria e principalmente à Prefeitura, que sempre que a gente vai lá atende essa comunidade com maior prazer”, afirma.

A festa também é importante por movimentar a economia local. São 12 barracas de venda de comidas variadas. Um dos barraqueiros é Paulo Roberto Rodrigues, que tem uma barraca no festejo há 20 anos.
“Para nós aqui é muito importante a cultura, a gente abraçar essa causa, para a gente não deixar morrer a tradição do arraial, a tradição do São João. Que a cada ano, a gente vai abrilhantando e conseguindo buscar mais recursos para trazer um arraial de qualidade para todos os que frequentam”, destaca.

Umas das pessoas que foi acompanhar o festejo foi Eliane Sousa. Como moradora de Morada Nova, ela avalia o impacto do Arraial Sorriso do Sertão para a continuidade de uma tradição da comunidade.
“A importância é unir o público, manter a cultura todo ano. Não pode deixar acabar. Os benefícios também que traz para o bairro. Isso tudo é muito bom. A família curtiu bem, aproveitamos a noite. O arraial está de parabéns”, pontua.

A noite de sábado contou com apresentação do Boi-Bumbá Treme Terra, da Folha 15, e da Junina Sereia da Noite, da Marabá Pioneira, que tem como tema este ano “O nosso bem maior é a natureza”.
Crislane Alves foi da Vila Murumuru para acompanhar o arraial. “Eu acho muito boa a organização, atendimento maravilhoso. A gente vem mais curioso para ver as quadrilhas dançarem”, disse.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Karoline Bezerra
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL