ARTESANATO MARABAENSE É DESTAQUE NA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES
O final de semana foi movimentado na cidade, com a inauguração do Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”. Na noite em que o empreendimento abriu as portas, artesãos de Marabá estavam a postos para mostrar ao público trabalhos variados em tecido, madeira, sementes e até licores de frutas regionais.
Uma das instituições participantes da primeira exposição realizada no local foi o Centro de Atendimento a Criança e Adolescente (Ceaca). Esse é um projeto social da Prefeitura de Marabá, associado à Secretaria de Assistência Social (Seasp), por meio do CRAS da Folha 13, que fabrica grande variedade de brinquedos em madeira, tudo produzido por jovens em situação de vulnerabilidade social.
Produtora da agricultura familiar no PA Grande Vitória, do Dona Cacilda Haidar, levou à exposição alguns exemplares dos licores que produz artesanalmente. “Os de açaí e jenipapo são os mais consumidos”, afirma a trabalhadora. Já a artesã Conceição de Maria Oliveira, mais conhecida como dona Concita, apresentou trabalhos confeccionados a partir da castanha-do-Pará (ouriço e amêndoa), em gesso e tecido.