Assistência Social: CRAS Folha 13 contribuiu com mais de 1.200 atendimentos neste semestre
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Folha 13, também conhecido como CRAS Nova Marabá, destaca-se nos atendimentos de rotina, ou seja, aqueles do dia a dia, que somaram no período de julho a outubro 1.233 atendimentos. Mas existem outras situações que se apresentam em menor quantidade, a exemplo dos pedidos de urnas funerárias e aluguel social.
Na agenda do CRAS Folha 13 também está a participação em eventos como Caminhada do Idoso, Outubro Rosa, desfile do Dia da Pátria e muitos outros.
Ainda sobre a caminhada de alerta ao abandono do idoso, ocorrida na manhã de 17 de outubro, fechando o ciclo de atividades em torno do Dia do Idoso, aquele Centro levou os 35 membros da terceira idade lá cadastrados a participarem e interagirem com os inscritos noutros CRAS.
No que tange aos atendimentos mais comuns está a inclusão/atualização no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais), com 475 atendimentos no semestre; 233 novos ingressos no PAIF – Programa de Assistência Integral à Família; 364 atendimentos técnicos, 56 Casos de Justiça e um total de 105 visitas domiciliares.
Naquele CRAS há também os benefícios eventuais, a exemplo da concessão de 12 urnas funerárias no período em evidência; doação de leite para 34 usuários cadastrados, que recebem mensalmente o produto, de acordo com prescrição de uma nutricionista; 32 cestas básicas, que variam segundo avaliação de uma assistente social; e aluguel para 10 famílias, pelo período de seis meses.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação