Assistência Social: Horta funciona como terapia para idosos do CIPIAR
Na pequena horta cultivada no quintal do Centro Integrado para Pessoas Idosas (Cipiar), o verde das hortaliças chama a atenção. A maioria dos produtos está no ponto e já são utilizados na preparação das refeições da própria casa, afinal de contas, o cultivo é para o autoconsumo dos 25 idosos que vivem no centro.
A horta do Cipiar foi iniciada desde 2018, mas foi com a chegada de seu Manoel dos Santos, 72 anos, há pouco mais de um mês, que os resultados começaram a aparecer. Ele conta que o seu grande objetivo tem sido os estudos, está se dedicando a leitura, pensa em adquirir uma nova profissão. Mas ressalta que a horta tem funcionado como uma terapia, distração para passar o tempo. “Eu acho bom essa atividade que eu faço”, enfatiza o idoso.
No canteiro cultivado pelo seu Manoel, já é possível encontrar o coentro, couve, alface e berinjela. Mas não deve demorar muito para que a cebolinha, quiabo e o maxixe também sejam colhidos. O idoso faz questão de frisar que busca diversificar o plantio e o objetivo dele é ampliar a horta.
“Para dar certo é preciso limpar e cuidar. Eu mecho em tudo, reviro a terra, adubo. Tudo que eu fizer aqui quero que vá pra mesa”, observa seu Manoel.
Dona Ednalva da Silva é uma das cozinheiras do Cipiar e atesta a importância da horta, pois parte dos temperos que utiliza no preparo da alimentação vem de lá.
“Ajuda muito na salada, enriquece a comida no dia a dia. A gente agradece muito, porque são caros no mercado e produzindo aqui mesmo no quintal é melhor”, enfatizou a cozinheira.
O projeto da Horta teve o apoio da Secretaria de Agricultura e também da Secretaria de Viação e Obras na estruturação física do lugar. A horta conta com irrigação e todo o material, como adubo, terra preta, mudas e sementes foi disponibilizado nesta parceria.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio