Assistência Social: Palestra educativa inicia atividades do Cras Amapá alusivas ao Dia da Mulher
No dia 8 de março as usuárias do Cras receberão o “Dia da Beleza”. Além disso, já está programado um curso de Biscuit para os dias 9, 10 e 11 de março.
Na última segunda-feira (01) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amapá realizou a palestra “Violências contra a Mulher” para o grupo de mulheres do Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV). Durante o mês serão realizados diversos eventos em alusão ao dia 8 de março, Dia da Mulher.
A palestra foi ministrada pela conselheira estadual Gilmara Neves Alves e contou com a participação da Presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher (COMDIM), Cláudia Cilene. Durante a palestra as mulheres puderam conhecer um pouco mais sobre a lei Maria da Penha (11.340/2006) e sobre o Disque 180.
“As mulheres precisam saber se defender diante das agressões que sofrem, saber como agir e com quem contar nessa hora. O primeiro passo é denunciar, é ligar para o 180, por meio dele as vítimas recebem orientação, apoio e os passos que devem ser tomados para resolver a questão. A cada hora uma mulher é assassinada no Brasil”, explica Gilmara Neves.
A Coordenadora Administrativa do CRAS Amapá, Edileuza Athie, avalia que a palestra foi bastante esclarecedora para as mulheres do SCFV. “Além de ficarem mais informadas a respeito do assunto, também puderam aprender a ajudar outras mulheres a se defenderem”. E completa “todas as formas de violência contra a mulher são prejudiciais ao seu desenvolvimento em diversos âmbitos, por isso este tema é tão relevante e deve ser discutido amplamente”.
Ela conta também que no dia 8 de março as usuárias do Cras receberão o “Dia da Beleza”. Além disso, já está programado um curso de Biscuit para os dias 9, 10 e 11 de março. O SCFV das mulheres do Cras Amapá está dividido em 3 grupos de 10 pessoas, para cumprir as normas de prevenção e proteção à Covid-19. Os encontros acontecem uma vez por semana, na segunda-feira pela manhã e tarde e na quarta pela manhã.
Os trabalhos do SCVF foram retomados de forma presencial nos Cras da cidade em fevereiro. Com exceção do Cras Morada Nova que retomará a atividade a partir do dia 9 de março. O SCFV tem o intuito de promover o acesso a benefícios e serviços socioassistênciais a crianças, adolescentes, mulheres, grávidas e pessoas idosas.
Os serviços de convivência com idosos seguirá acontecendo apenas de forma remota, por tempo indeterminado, devido a pandemia do Novo Coronavírus.
Serviço
Os 4 Cras do município funcionam das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. Entre os serviços oferecidos estão o cadastro e atualização do CadÚnico, Bolsa Família, Programa de Integração à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos. Através do CadÚnico os Cras também oferecem o serviço de assistência social, psicólogo e pedagoga.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação