Cultura: Secult e FCCM divulgam edital da Lei Paulo de apoio às produções audiovisuais em Marabá
Produtores culturais de Marabá têm uma excelente oportunidade de tirar o projeto da gaveta e colocá-lo em evidência com o lançamento do edital da Lei Paulo Gustavo de incentivo aos produtores de audiovisual que vai selecionar 45 projetos, quando serão distribuídos 1,2 milhão de incentivos para as produções culturais.
E as inscrições já iniciaram e vai se estender até o dia 30 de abril por meio do mapacultural.pa.gov.br, onde estão as informações sobre o programa e as condições para a inscrição do projeto. Todas as propostas devem atender os requisitos do segmento audiovisual.
“Esse edital contempla 45 propostas culturais e os valores variam de 15 a 90 mil reais. No total, desses 45 prêmios, nós temos três projetos que são para financiar 03 prêmios de longa-metragem, com valor de 90 reais. A produção de curta, nós temos dois projetos que o valor individual é 40 mil reais. Para produção de websérie, para internet, de seis a dez episódios, nós temos oito prêmios, no valor de 15 mil reais, e para produção de videoclipes musicais e de letras autorais, serão 22 projetos que serão contemplados, com valor individual de 15 mil reais, aí fazendo os 45 prêmios”, explica Genival Crescêncio, secretário Municipal de Cultura.
A produção audiovisual é a criação de comunicações que combinam elementos visuais e sons sincronizados. O edital é destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a produção de obras audiovisuais brasileiras inéditas de curta-metragem ou seriados, de ficção ou animação, desde que realizados por proponentes sediados ou domiciliados no município de Marabá, há pelo menos 2 anos.
As inscrições ficam abertas até dia 30 de abril no mapa cultural do Pará, que é uma página do governo do estado de Pará, cedida para os municípios. O ideal, segundo Genival Crescêncio, é que a pessoa leia atentamente o edital, tire o projeto na gaveta e veja em qual desses prêmios ele se encaixa melhor.
“A nossa expectativa é que haja bastante inscrições. Estávamos muito ansiosos, esse edital foi aguardado desde o ano passado pelos produtores culturais da cidade e a gente pretende dar uma movimentada nessa cena do audiovisual, que é um movimento muito forte aqui no sul do Pará e principalmente na nossa cidade”, conclui.
Para ver conferir o edital, clique aqui
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio