Saúde: Bairros Bela Vista e Jardim União recebem Dia D de combate à dengue e leishmaniose
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias e Vigilância Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Coordenação de Imunização, realizou o Dia D de Combate à Dengue e à Leishmaniose, na manhã de sexta-feira, 15, nos bairros Bela Vista e Jardim União, com vários serviços, como visitas domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, aplicação de fumacê e orientações sobre a prevenção da dengue, feitas pelos agentes de endemias. No ano passado, 22 casos de dengue foram confirmados em Marabá. Já nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Endemias já registrou 24 notificações.
“A Secretaria Municipal de Saúde preocupada com os casos de dengue confirmados no município de Marabá, passa a realizar essas ações de impacto em alguns bairros. É para chamar a atenção da população, para alertar sobre os riscos de manter criadores em casa com água parada, com lixo exposto. E, nós, estamos visitando todas as casas, fazendo tratamento larvário com larvicida. A gente já teve um trabalho de controle químico também”, informou Amadeu Moreira, Coordenador de Endemias e Vigilância Ambiental.
Durante a ação, o CCZ realizou vacinação antirrábica em cães e gatos e coleta de sangue para detecção de leishmaniose, com informações sobre o combate do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, e do mosquito palha, transmissor da leishmaniose cães e pessoas.
“Nesses bairros, os agentes estão de casa em casa, conversando com o povo, dando as orientações, vendo se tem focos de mosquito para orientar as pessoas sobre a prevenção dessa enfermidade”, explicou o médico veterinário Flávio Ferreira, coordenador do CCZ.
A ação também levou vacinação para crianças e adultos, a fim de promover a atualização do cartão vacinal.
A dona de casa Artemisa de Jesus elogiou a iniciativa. “Ver uma ação como essa aqui pro nosso bairro, que é um bairro periférico, que precisa de mais ações como essa, auxilia a gente com o cuidado dos animais. Eu acredito que é muito importante, muito importante mesmo, ajuda a gente a ter mais cuidado também”, afirma.
Por falar em cuidados, Amadeu Moreira alerta para os sintomas da dengue, pois são parecidos com os sintomas gripais e até mesmo com os da Covid-19. Ele ressalta que, surgindo os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde.
“Os sintomas da dengue são clássicos: dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, às vezes vômito, vermelhidão na pele, como meio empolado. Lembrando que a dengue está se apresentando de uma forma mais agressiva também. O vírus sofreu uma mutação de resistência e vem apresentando quadros mais diferenciados. Então, confunde muito com o sintoma gripal, ou com a própria COVID-19”, reitera Amadeu.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes