No núcleo Cidade Nova, diversas ruas dos bairros Belo Horizonte e São Miguel da Conquista estão sendo beneficiadas pela Prefeitura com drenagem, terraplanagem e pavimentação. Entre as vias estão as ruas Bahia e Paraná, que recebem melhorias estruturais.

Na Rua Paraná, os operários trabalham em 240 metros de rede de drenagem, sendo usados 120 metros de tubos de 200 milímetros e 120 metros de manilhas de 1000 milímetros de diâmetro, no trecho compreendido entre as Ruas Brasília e Minas Gerais. A obra inclui a execução de bocas de lobo, essenciais para a captação das águas pluviais e prevenção de alagamentos.

Já na Rua Bahia, o serviço está sendo feito com manilhas de 1200 milímetros, em via dupla durante uma parte e depois de 600 milímetros na segunda parte, devido à necessidade de maior capacidade de escoamento da água.

A Dona Maria do Socorro Rodrigues, moradora do São Miguel da Conquista, está feliz com as obras, já que a situação do local era complicada, principalmente no período chuvoso. “No inverno é um alagamento tão grande, em nossas casas mesmo entrava muita água, mas depois que eles começaram a mexer, melhorou. E cada dia, vemos que está melhorando. Para a gente, está muito bom”, declarou.

Os serviços fazem parte de um conjunto maior de obras que abrangem as ruas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. O pacote prevê 943 metros de drenagem e pavimentação em concreto na Rua Rio de Janeiro, no trecho da Tocantins a Brasília, no primeiro trecho, e Brasília a Minas Gerais, no segundo trecho, bem como a construção de calçadas e meio-fio. As ruas Santa Catarina e Paraná também receberão pavimentação até a Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), o uso de concreto garantirá mais resistência e durabilidade às vias, especialmente em períodos de chuvas intensas e em áreas de tráfego mais pesado. Além disso, a construção de caixas de poço de visita, câmaras instalada nas tubulações de redes de esgoto e águas pluviais. As obras levam mais infraestrutura aos bairros.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Bruno Eduardo Silva e Paulo Sérgio
Santos