Assistência: Inicia mutirão para captação de biometria de usuários do Programa Bolsa Família
A coordenação do Programa Comitê Bolsa Família em Marabá em parceria com a Caixa prepara-se para iniciar o trabalho de digitalização das impressões digitais de todos os beneficiários do Programa com o objetivo de facilitar o acesso à retirada no caixa eletrônico dos pagamentos do Bolsa Família aos usuários.
Muitos problemas foram detectados com o uso do cartão dos beneficiários, de acordo com a coordenação, em razão da falta de informação no correto uso dos cartões no momento do pagamento e também no uso da plataforma digital do CaixaTem, sistema de pagamento da Caixa, que resultava na grande procura dos usuários diretamente na agência bancária e na formação de filas de espera.
“Essa é uma parceria que estamos criando com a Caixa Econômica Federal para evitar excesso de filas, seja aqui na coordenação ou nos caixas eletrônicos. Através da parceria será feita a digitalização de todos os beneficiários do Bolsa Família. Esse serviço já foi iniciado nas agências da Nova Marabá e Marabá Pioneira”, explica Benezilda Pereira Lima, Coordenadora do Comitê Bolsa Família.
Acontecerá um mutirão da Caixa no próprio Comitê para atender a população, no período de 10 a 14 de junho. A previsão é fazer a digitalização de 5 mil usuários neste período. Trata-se de um serviço rápido e necessário para oferecer maior conforto aos mais de 31 mil beneficiários do Bolsa Família em Marabá.
“Todos que estão aqui e os que vierem, vão fazer a digitalização. A digitalização é uma forma da pessoa receber o dinheiro na hora que quiser. Pode ir à tarde, à noite e não precisa do cartão, só coloca o dedo no sensor e recebe esse dinheiro. Nós estamos na era digital e vimos que não houve muito acesso pelos nossos usuários ao CaixaTem, muita gente não soube utilizar. Então a Caixa está fazendo esse trabalho para evitar o excesso de fila nas agências e fora das agências também”, ressalta.
O serviço será realizado no horário das 8h30 às 12h30, no Comitê, localizado na Avenida Antônio Maia e também nas agências da Caixa, em todos os bairros no horário de atendimento bancário. A previsão é que até o mês de julho de 2024 todas as pessoas estejam com as digitais automatizadas para melhor acesso aos pagamentos.
“Vamos colocar todos no processo digital. E quem não tiver cartão, daremos o cartão também, porque ainda será utilizado e mesmo que perca o cartão, só faz a digitalização e recebe”, esclarece Benezilda.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio