Semed: Caes realiza 2ª mostra em celebração aos 22 anos da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Nos dias 24 e 25 de abril, o Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez Professora Noelini Costa (Caes), da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), realiza a 2ª mostra em celebração a duas datas importantes: o Dia Nacional da Educação de Surdos, que é no dia 23, e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no dia 24, que marca os 22 anos da Lei 10.436 que instituiu a Libras como meio de comunicação e expressão.
Durante os dois dias de programação, o centro estará de portas abertas para receber a comunidade interessada em saber como é realizado o trabalho de educação voltado para os alunos surdos e deficientes auditivos.
Além disso, materiais pedagógicos e lúdicos utilizados no dia a dia dos alunos estarão em exposição, sempre com uma explicação sobre como contribuem para a formação do público-alvo do centro. Todos os espaços e serviços oferecidos pelo Caes também poderão ser visitados.
“O visitante que chegar até aqui, vai ter o Libras Express, que é logo na entrada, onde vai aprender alguns sinais que vai precisar para poder entrar no ambiente. São sinais de saudações, mas que são muito importantes quando for se comunicar com uma pessoa surda. E aqui vamos explicar o ensino da Libras, vamos apresentar alguns materiais, como o professor trabalha, o método que ele usa para o desenvolvimento e aquisição da língua. Vamos falar da língua portuguesa na modalidade escrita. Vamos falar também sobre os nossos alunos deficientes auditivos porque surdo é um público, deficiente auditivo é outro”, explica Michelly Matoso, coordenadora do Caes.
A programação ocorre nos dois dias, das 8h às 21h, com participação de alunos, professores e demais componentes da equipe como fonoaudióloga.
“A população de Marabá pode vir aqui conhecer como funciona esse trabalho, como funciona a educação de surdos. É um momento de comemoração. A sociedade tem oportunidade de vir aqui e conhecer o nosso trabalho”, reitera a coordenadora.
O Caes fica localizado na Folha 26, quadra 01, lote 25, próximo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom