
SMS: Motoristas que atuam na área da saúde no município recebem capacitação do SAMU
.
Com o objetivo de ampliar a segurança e qualificar ainda mais o atendimento no transporte de pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na sexta-feira (11), um curso de capacitação voltado aos motoristas que atuam em diversas frentes da rede municipal. A formação, ministrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ocorreu na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e busca transformar os condutores em socorristas preparados para lidar com situações de urgência e emergência.
O curso abrange conhecimentos teóricos e práticos sobre primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, imobilização de vítimas e suporte básico de vida, com foco em capacitar os motoristas que transportam pacientes da zona rural, realizam Transferência Fora de Domicílio (TFD) e atendem ocorrências dentro do município.
De acordo com Valternice Vieira, coordenadora da Central de Regulação de Urgência, o principal objetivo da formação é oferecer noções claras do que pode e deve ser feito em situações críticas. “Queremos que esses condutores saibam como agir em uma urgência, até onde podem intervir e como garantir a segurança da vítima até a chegada a uma unidade de saúde. Isso é essencial no atendimento pré-hospitalar”, afirma.


A capacitação visa atender todos os 84 motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, divididos em três turmas, às sextas-feiras. A ação é resultado de uma articulação da coordenação de transporte da secretaria com o SAMU, como explica Elizeu Soares, coordenador do setor.
“Nós enxergamos a necessidade de qualificar nossos motoristas que, muitas vezes, lidam com situações de risco, especialmente em regiões de difícil acesso ou durante longas viagens com pacientes. O apoio do SAMU foi imediato e temos o respaldo do secretário municipal de Saúde para garantir essa formação a todos”, destacou o coordenador de Transportes da SMS.


O motorista Reinaldo Pereira, que já atua há cinco anos e meio no serviço público, três deles na saúde, participa pela segunda vez do treinamento. “Sei da relevância desse conhecimento. Já passei por situações em que precisei de preparo técnico e não tinha. Hoje, me sinto mais seguro para ajudar em momentos críticos, especialmente com idosos ou vítimas de acidentes”, relata.
O curso também representa uma atualização importante para profissionais como Odair de Oliveira, que realiza rotineiramente o transporte de pacientes do TFD para cidades de Belém e Tucuruí. “Mesmo já tendo feito um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) anteriormente, essa capacitação é fundamental porque traz atualização e reforça o que precisa ser feito. Estar preparado é essencial”, ressalta.


Para o coordenador de frota do SAMU, Moisés Matos, o diferencial do curso está justamente em transformar o motorista comum em um condutor socorrista. “Eles não são apenas motoristas, precisam saber identificar a gravidade de uma ocorrência, como se comportar, usar a sirene corretamente, fazer a segurança da cena e levar a equipe em segurança. Isso tudo pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, pontua.


Ele explica ainda que a formação visa dar mais um passo importante para a humanização e a eficiência dos serviços prestados à população, garantindo que cada profissional, inclusive os motoristas, estejam preparados para agir com agilidade, técnica e responsabilidade em situações emergenciais.
As próximas turmas de treinamento vão acontecer nos dias 18 e 25 de julho.






Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL