Carnaval 2023: Sindicom e Acim avaliam as vendas de forma positiva durante os dias de folia
O Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) faz uma avaliação positiva do resultado do carnaval para o setor.
“Tivemos um bom carnaval, porque saímos de 2022 com um começo não muito bom. Medimos muito a economia pela empregabilidade e foi bastante alto por aqui, o que significa que houve o equilíbrio”, destaca Raimundo Neto, presidente do Sindicom.
Segundo a avaliação da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) os benefícios advêm principalmente dos visitantes que a cidade recebe no período.
“Marabá é uma cidade polo e qualquer programação da cidade é participativa em relação a munícipio vizinhos. A cidade atende a região circunvizinha que tem em torno de 12 municípios. A gente sente a diferença no comércio de prestação de serviços como hotéis, bares e restaurantes”, destaca João Tatagiba, presidente da ACIM.
Os setores de serviços como alimentação, bebidas e hotéis são os que mais se beneficiam. “No carnaval, o pessoal segura o dinheiro para gastar com a folia, comer e beber. A gente sente a diferença no comércio de prestação de serviços, hotéis , bares e restaurantes. Haja vista que estão sempre lotados e bem frequentados. Tem pessoas que não vão para folia, mas vão ao shopping, cinema e a cidade ganha com isso”, complementa Tatagiba.
“Comércio é movimento de dinheiro. Bebida, alimento , empresas de adereços, tecido, é um tempo bom para eles. É o Natal desse setor. Calção, confecção, cama e mesa, eletrodoméstico, não. O ambulante que ganha mais dinheiro, vai lá e gasta comprando uma roupa ou cimento depois. Entrando e movimentando dinheiro na cidade reflete em todo comércio varejista e atacadista. ’, acrescenta Raimundo Neto.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes