Casa da Cultura: Cia de Artes fomenta cultura junto às escolas
A Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), desenvolve diariamente atividades através do Programa Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura e Escrita), que leva para as escolas, diversas ações recreativas, as quais visam estimular nos alunos o gosto pela leitura e escrita. As contações de histórias e encenações teatrais realizadas pela equipe multidisciplinar são também desenvolvidas na FCCM, quando solicitada pelas escolas, atendidas pelo Projeto “Escola vai ao Museu”.
Além do Comitê Proler, a Cia. de Artes, também abriga a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, responsável pela guarda e preservação das Obras de Artes dos artistas de Marabá e região. Com mais de 800 obras de Artes registradas de mais de 90 artistas, a Pinacoteca Municipal se destaca na região, devido ao seu trabalho de curadoria e formação do acervo dos artistas regionais, com predominância de obras produzidas com a técnica de nanquim (bico de pena).
As exposições itinerantes no Museu Municipal instalado na FCCM são de responsabilidade da Companhia de Artes, que busca ilustrar mensalmente temas de relevância para a história da região. O museu fica aberto para visitação da população em geração de segunda a sexta das 8 às 18 h, com entrada gratuita.
Segundo a presidente da FCCM, Vanda Américo, a Cia. De Artes é de fundamental importância não só para a FCCM como também para Marabá, atendendo crianças, jovens e adultos de diversas faixa etárias, através do Comitê Proler. “É uma equipe dedicada a atender as solicitações das escolas e demais órgãos que buscam as ações da companhia”, disse Vanda Américo.
Para o coordenador da companhia, Ismael Mota, as atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pela equipe visam promover o incentivo pela leitura através das ações como contações de histórias e apresentações teatrais. Ainda segundo a coordenação, a Pinacoteca que detém mais de 800 obras de artes, de diversos artistas plásticos da região, e está vincula à Companhia de Artes, dará início ao processo de curadoria e seleção das Obras que ficarão em exposição no Museu Municipal de Marabá Francisco Coelho da Silva. A previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2020.
Sob nova coordenação, a Cia de Artes ampliará suas ações para atender ainda mais a população de Marabá, através das exposições itinerantes, ações voltadas à Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, e atividades desenvolvidas através do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER.
Texto: Ascom/FCCM
Fotos: Divulgação