CCZ: Ação itinerante leva vacinação antirrábica e teste de leishmaniose ao bairro Laranjeiras
Nesta sexta-feira, 19, o Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) realizou mais uma ação itinerante nos bairros, com serviços de vacinação antirrábica e coleta de sangue para teste de leishmaniose. Dessa vez, a ação ocorreu no pátio da Comunidade São João Batista, no bairro Laranjeiras. Essa foi a quinta ação do tipo neste ano, que já passou por outros bairros da cidade.
Quem aproveitou a oportunidade foi a estudante Mariana Borges, que levou as cadelas Liliane, Chanel, Pretinha e Bela para tomarem a vacina antirrábica e realizarem a coleta de sangue para o teste de leishmaniose. Ela soube da ação pela rede social de um grupo de proteção animal em que é voluntária e fala sobre o cuidado com elas e a importância dessas ações itinerantes.
“Eu dou banho, fico regulando, vermifugando, dando vacina e tem que fazer a contagem de todo mundo. Dá trabalho, mas eu amo, então, é bom. Tem muita gente que negligencia demais esse cuidado e isso é bom para a saúde em geral, não só dos animais. Então, eu acho isso muito válido”, avalia.
Para o coordenador do CCZ, Flávio Ferreira, as ações itinerantes são necessárias por facilitar o acesso da população aos serviços do centro, assim como ampliar o banco de dados epidemiológicos sobre leishmaniose no município.
“Os efeitos são bons porque, às vezes, as pessoas não têm condições de levar seus pets ao CCZ. São bairros distantes do CCZ e a gente tem levado esse serviço para as pessoas. Nessas localidades tem muita gente que gosta dos animais, que fazer um exame para saber se o animal está com saúde adequada e, com isso, a gente teve essa ideia, desde 2021, para levar essas ações para os bairros. Tem sido benéfico para o CCZ porque são dados epidemiológicos das regiões, saber o índice de animais que estejam com leishmaniose”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos