CCZ: Adoção de animais transforma a vida de quem os acolhe
O amor pelos animais faz parte da vida da Agente de Combate a Endemias Maria da Conceição Silva, que há cerca de um mês adotou o Lindo, um cão que estava disponível para ter um lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O Lindo juntou-se aos seis gatos e uma cadela que a família de Maria já cuidava, todos também adotados.
“Eu gosto muito de animais, sempre gostei. Sempre cuido, eu tenho animal. Quando eu o vi no canil pela primeira vez, já me apaixonei por ele. Ele é grande, bonito e sozinho. Eu não tenho cachorro grande em casa e ele gostou de mim e adotei”, afirma.
Ela conta que o atendimento no CCZ a ajudou bastante porque são repassadas as devidas orientações quanto aos cuidados com o animal, além da vacinação antirrábica e castração, que são garantidas. Hoje, com a chegada do Lindo, a rotina na casa mudou. Maria reforça a importância do ato de adotar.
“Ele está lá em casa, muito bem e feliz, com as crianças. É uma rotina boa porque tem que dar banho e comida no horário, ele não quer ficar na área, quer ficar dentro de casa. Então, ele faz o que gosta e é bom para mim, para as crianças e para ele. Adotar é um dos atos mais importantes para a humanidade. Eu acho que se cada um colocasse isso no coração, esse desejo e realizasse porque é muito bom cuidar, amar e se sentir amada. Os animais têm essa troca de amor. Eu me sinto muito bem com eles”, comenta.
Atualmente, o CCZ conta com 12 cães e 10 gatos para adoção. Todos os cães realizam exame de leishmaniose e quando o resultado é negativo estão aptos para um novo lar.
“A pessoa precisa portar um documento com foto, comprovante de residência e precisa estar apta porque um cão precisa de espaço para se movimentar, brincar. Animais de médio e grande porte precisam de espaço. O tutor quando adota aqui tem direito à castração não precisando agendar pelo WhatsApp e os animais já saem vacinados contra raiva. Em vez de comprar um animal, adote um animal aqui do CCZ. Todos são dóceis”, explica Flávio Ferreira, coordenador do CCZ.
O CCZ fica localizado na Avenida 2000, no bairro Belo Horizonte e funciona todos os dias em horário comercial.
“A gente convida a população a participar junto com o CCZ, a visitar o canil e ter esse elo com os animais, adota-los pois precisam de um lar, precisam viver melhor e nós podemos contribuir. Quem quiser pode vir e visitar o canil, conhecer os animais, se apaixonar e levar um para casa”, convida Maria da Conceição.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sávio Calvo