Educação: Semed promove III Encontro Municipal do Censo Escolar 2024
Na manhã desta quinta-feira, 6, na Câmara de Vereadores de Marabá, realizou-se o III Encontro Municipal do Censo Escolar 2024 com o objetivo de instrumentalizar e orientar gestores e secretários escolares em relação a eficiente coleta de informações dos alunos da Educação Básica nas escolas municipais .
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 servidores de Marabá e com a presença de representantes do município de Eldorado do Carajás. O professor Evandro dos Santos Paiva Feio, Coordenador Estadual do Censo Escolar convidado para realizar uma palestra repassou informações necessárias e relevantes para uma completa realização do Censo 2024.
“O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais compreendam a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios, das escolas e com isso possam acompanhar a efetividade das políticas públicas”, declara o professor.
O tema do encontro deste ano é o Censo Escolar como instrumento de avaliação e melhoria da qualidade da Educação. Até dia 30 de junho, a coordenação do Censo Escolar em Marabá pretende finalizar todo o trabalho de coleta de informações da rede municipal, deixando para a primeira semana de julho apenas os ajustes finais para repassar ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Coordenador do Censo.
“Esse nosso III Encontro Municipal do Censo Escolar tem o objetivo de fortalecer esse relacionamento que nós, da secretaria, temos com as escolas, ou seja, o trabalho de coleta da Educação Básica começa a partir de hoje aqui em Marabá. Nós temos cerca de 50.485 alunos matriculados na rede. Nós temos esse compromisso de não ficar nenhum aluno para trás, vamos coletar todos os dados relacionados à escola, ao aluno. Ao professor, a todos os servidores que trabalham na escola, para que a gente possa informar ao INEP”, explica Lindalva Silva Martins, Coordenadora Municipal do Censo Escolar Municipal.
A realização do Censo é um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), escolas, gestores e secretários escolares para que se cumpra o calendário elaborado pela coordenação do Censo Municipal e seja finalizado o trabalho até o dia 30 de junho, porém em todo o país, o calendário estende-se até o dia 31 de julho.
“O objetivo é engajar todos nesse processo, responsabilizar, compartilhar responsabilidade, a exemplo do Estado, do município. Então é um Censo que reúne essas pessoas, são mais de 300 pessoas. O objetivo é fazer as tratativas, as orientações, as diretrizes e cumprir, pactuar prazos para que a gente possa finalizar essa coleta até o final de junho com o cuidado, com o zelo e que é uma responsabilidade necessária”, pontua o professor Fábio Rogério Gomes, Diretor Geral de Ensino.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio