CIDADANIA: SEASP FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA COM REATIVAÇÃO DE PROJETOS E NOVOS PROJETOS SENDO IMPLANTADOS
No decorrer de 2017, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), mesmo diante da crise, conseguiu avançar na melhoria de serviços oferecidos à população e, para 2018, já vislumbra a implantação de projetos que irá melhorar ainda mais o atendimento ao marabaense carente. Em resumo, dentre as novidades disponibilizadas, estão:
Acolhimento POP – Ainda no primeiro semestre/2017, a Seasp implantou o Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, um abrigo institucional que oferece acolhimento provisório as pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência.
Com o novo espaço, a Prefeitura/Seasp tem a intenção de não só acolher como oferecer condições para a independência, autocuidado e promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional para a inclusão produtiva dessas pessoas.
Plantão Social – Também, diante da necessidade de atender demandas emergenciais, que necessitam da intervenção de um profissional técnico da área social, foi implementando o Plantão Social, uma equipe composta por técnico de referência e motorista, os quais ficam de sobreaviso nos finais de semana e feriados para realizarem atendimentos emergenciais e os devidos encaminhamentos para a rede de serviços.
Seletivo – Visando à melhoria do atendimento à população nas zonas urbana e rural do município, a Seasp foi autorizada a fazer um Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais em diversos cargos de nível superior e médio:
Assistente social, psicólogo, assistente administrativo, cadastrador (entrevistador), orientador social, facilitador de oficina (dança, música, artesanato e esportes), para atuarem nos diversos setores daquela secretaria.
Novos veículos – A aquisição de três novas viaturas melhorou o trabalho das equipes que levam os serviços da assistência social as áreas mais distantes, possibilitando que, em 2018, as famílias da zona rural tenham mais acesso às políticas públicas socioassistenciais.
Mobiliário e Internet – Além de novos veículos, a Seasp já finalizou processo de aquisição de mobiliários e equipamentos para todos os serviços da Assistência Social, bem como a garantia de acesso à Internet em todos os CRAS, CREAS e outros equipamentos públicos da assistência social, os quais possibilitaram a oferta de novos serviços à população.
Com a instalação link de acesso à internet nos CRAS, foi descentralizado o atendimento às famílias do CadÚnico, antes realizado somente no comitê localizado na entrada da Marabá Pioneira.
Agora, todos os CRAS, além do acompanhamento familiar, realizam a entrevista, o cadastramento e a atualização cadastral das famílias inscritas no CadUnico, bem como as beneficiárias do Programa Bolsa Família, promovendo uma melhora no acesso ao serviço, e consequentemente diminuindo as filas para atendimento no comitê.
Benefícios à pessoa idosa – Com a instalação de internet dos CRAS, foram descentralizados vários serviços, dentre estes a Emissão da Carteira de Passe Livre Interestadual do Idoso, que antes era emitida somente na Sede da Seasp.
Está em fase de conclusão a implementação do espaço onde funcionará, a partir de janeiro de 2018, o serviço de acolhimento institucional de longa permanência para pessoas idosas da Prefeitura Municipal de Marabá.
Bolsa Família – Para melhor atender as famílias inscritas no CadÚnico e os beneficiários do Programa Bolsa Família, a Prefeitura Municipal de Marabá executou reforma no prédio onde funciona o comitê gestor do programa, o qual realiza em média mais de 200 atendimentos/dia entre cadastramento, atualização cadastral e gestão de benefícios.
Até novembro de 2017 o CadÚnico em Marabá contabilizava 33.159 famílias cadastradas. Destas 13.509 são beneficiárias do Programa Bolsa Família, recebendo em média R$ 153,87 mensais. O programa, no mês de dezembro repassou para as famílias o total de R$ 2.078.579,00 e, no ano de 2017, repassou o total de R$ 26.233.238,00 para as famílias beneficiarias do município de Marabá.
Abordagem de rua – Foi estruturada pela Seasp uma equipe exclusiva para o Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua, serviço que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso de substancias psicoativas.
Essa abordagem acontece nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados, entre outros locais. Esse serviço visa garantir à atenção às necessidades imediatas de quem é atendido, incluindo-o na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.
Nova parceira – Em 2017, a Seasp firmou parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) visando à capacitação continuada dos servidores que atuam nos equipamentos públicos, que desenvolvem os programas, serviços, e projetos da assistência social do município, bem como para a elaboração de diagnóstico psicossocial das demandas atendidas e reprimidas nos serviços ofertados, nos diferentes níveis de proteção social do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Família Acolhedora – Projeto de Lei elaborado em parceria com o Ministério Público Estadual, aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito Municipal, adicionou mais uma atividade à Seasp: A Família Acolhedora.
O novo serviço, a ser implantada a partir de janeiro de 2018, que consiste em um programa que capacitação de famílias da comunidade para receberem em suas casas por tempo determinado, crianças e adolescentes que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo a estes amparo, amor, afetividade e a convivência em âmbito familiar, evitando a institucionalização destes em abrigos.