Cidade: Defesa Civil orienta retorno das famílias conforme margem de segurança do nível dos rios
Com o registro de baixa nos níveis dos rios Tocantins e Itacaiunas, as equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município (Compdec), começa a monitorar o início do retorno das famílias as residências, respeitando a margem de segurança de 8,40 metros. Nesta quarta-feira, 24, o nível do rio Tocantins está em 9,43 metros acima do considerado normal.
A maior alta do rio Tocantins este ano, ocorreu no último domingo, dia 21, quando chegou a 10,3 metros, deixando desabrigadas cerca de 500 famílias que foram atendidas pela Defesa Civil com equipes para apoio e transporte dos móveis. Outras 12 famílias foram encaminhadas para abrigos públicos no bairro Independência.
“A enchente foi atípica, principalmente no rio Itacaiunas, que conseguiu um grande volume de água, vem das suas cabeceiras e tivemos quase 500 famílias atingidas. O rio Tocantins chegou a um nível alto, 10,3 metros, mas graças a Deus por causa da obra de macrodrenagem na área da Velha Marabá, poucas famílias foram atingidas, principalmente na Rua São Pedro, o restante ficou dentro da sua normalidade”, esclarece Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil.
A Defesa Civil acompanha o retorno das famílias dentro da margem de segurança dos rios. De acordo com Marcos Andrade, a partir das informações obtidas pelos órgãos que monitoram a bacia hidrográfica do Tocantins/Araguaia, a previsão é de continuidade da baixa no nível das águas.
“A Defesa Civil continua monitorando os rios Tocantins e Itacaiunas, então pedimos para as pessoas que estão no abrigo, para continuarem no local até voltar o rio voltar ao seu estado normal, que é a casa dos 8,40 metros. De acordo com o nosso levantamento e pelas agências que nos fornecem os dados que é a Agência Nacional das Águas (ANA), a tendência agora é de baixa”, explica Marcos Andrade.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio