A Prefeitura de Marabá entregou novos pontos de apoio para os mototaxistas do município. Uma conquista importante para a categoria, que agora conta com abrigos estruturados em locais estratégicos da cidade. As novas estruturas garantem mais dignidade, conforto e segurança, tanto para os profissionais quanto para os usuários do serviço.

Já estão em funcionamento os pontos localizados na Folha 32 (em frente à Caixa Econômica), na Folha 5 (próximo ao antigo Supermercado Pororoca) e na Folha 18 (próximo ao Posto de Saúde). Além destes, um novo ponto está em fase final de construção na Feira da Laranjeira, como parte do processo de revitalização da área.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Marabá (Sinmutam), Emídio Nunes, a entrega desses pontos representa um avanço histórico para a categoria.

“Esses abrigos trazem mais dignidade, mais conforto, não só para os profissionais, mas também para os usuários. Antes, em locais como aqui na Folha 32, os colegas ficavam expostos, sem nenhuma cobertura. Agora têm abrigo adequado para trabalhar, protegidos do sol e da chuva”, afirma.

Ele destaca ainda que os novos pontos são fruto de diálogo entre o sindicato e a atual gestão municipal, por meio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e do Departamento Municipal de Transporte Urbano (DMTU). “Agradecemos especialmente ao secretário adjunto Dário Veloso, que nos recebeu, ouviu nossas reivindicações e deu encaminhamento às obras. Muitas dessas estruturas eram promessas antigas que não saíram do papel em gestões anteriores”, completa.

Atualmente, Marabá conta com cerca de 700 mototaxistas e 200 auxiliares devidamente regulamentados pelo DMTU, totalizando aproximadamente 900 profissionais que atuam legalmente no transporte alternativo da cidade. Os novos pontos atendem parte dessa demanda e possuem estrutura com cobertura, assentos e espaço para estacionamento das motos. A demarcação oficial das vagas será feita em breve pela equipe de sinalização do DMTU, conforme a metragem de cada ponto, podendo variar entre 12 e 18 vagas.

Além dos pontos já entregues, o sindicato também reivindica novas estruturas para bairros importantes como São Félix e Velha Marabá.

“Estamos confiantes de que a gestão vai continuar esse trabalho. Esses espaços são fundamentais para valorizar quem passa o dia inteiro nas ruas prestando um serviço essencial à população”, conclui o presidente do Sinmutam.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva