
Seaspac: Idosos do Cipiar brincam com o Bloco Bem Te Quero 60+
Em clima de Carnaval, o Bloco Bem Te Quero 60+ dos idosos acolhidos no Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar) tomou a Avenida Minas Gerais, no bairro Belo Horizonte. A programação contou com participação de idosos do grupo de convivência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Amapá.
Foi a primeira vez que os idosos percorreram a via com o bloquinho de idosos. A coordenadora do Cipiar, Adriana Ferreira, destaca que, desde o início da semana, eles pensaram em quais adereços usar e na decoração. Também pediram uma banda de baile para animar a festa, cuja finalidade é mostrar que não é um abrigo triste. “Nós somos felizes. Os idosos são felizes. E é com esse objetivo de mostrar o trabalho do Cipiar para a comunidade onde eles estão inseridos”, afirma.


Para a secretária adjunta de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá, Selma Barbosa, proporcionar essa festa é um momento importante de integração e comunhão entre eles, bem como possibilitar que eles saiam um pouco do ambiente do dia a dia deles e estar em contato com a comunidade. “Para nós, é um privilégio muito grande poder servir essas pessoas que com certeza já serviram muito à sociedade. É um privilégio, por ser da Seaspac poder participar desse momento”, comenta.


Carlos Lopes, de 64 anos, está há poucos meses no Cipiar. Mesmo sendo de uma denominação religiosa que não celebra o Carnaval, ele conta que acompanha as programações do centro, onde se sente acolhido. “Eu acho bom, um acolhimento bom. Gosto de todo mundo. Sou um cara que gosta de brincar, gosto de conversar e tal”, diz.


Viúva há 15 anos, Neuza Abreu, de 75 anos, frequenta o grupo de convivência há cerca de 20 anos. Com a viuvez, ela encontrou no grupo de idosos atividades que a fazem se sentir bem. “Larguei tudo para trás – eu sou costureira – deixei tudo e venho sem problema. Eu me sinto feliz como eu nunca fui na minha vida. Para mim, a minha felicidade, me sinto muito mais junto com os meus idosos nesses grupos”, comenta.


A pedagoga Claudiene Santos faz parte da equipe do CRAS Amapá. Ela avalia o quanto momentos, como o realizado para celebrar o Carnaval, contribuem positivamente para a vida dos idosos. “O Carnaval é um momento de alegria. Para eles, é um momento de confraternização, de socialização. Isso é bom para a saúde mental, para a qualidade de vida deles”, observa.


Após a volta do bloco na Avenida Minas Gerais, que foi organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), os idosos retornaram ao Cipiar para um baile, que teve a Banda Alambique tocando marchinhas de Carnaval, e lanche especial.






Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes