
CMDPI: Conferência Municipal debate direitos da população idosa
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa movimentou o Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, na Folha 16, ao longo de toda esta sexta-feira, 4. O evento reuniu representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), autoridades, profissionais de saúde e lideranças do setor para discutir políticas públicas voltadas à população idosa do município.
A conferência organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Seaspac teve como principal objetivo avaliar as condições atuais de atendimento à pessoa idosa, debater propostas e eleger delegados que representarão Marabá nas etapas estadual e nacional da conferência.
“Vamos discutir os cinco eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional, com foco na garantia de direitos. Teremos palestras, rodas de conversa e, ao final, a eleição dos três delegados que vão levar as propostas daqui para as próximas etapas”, explicou Leonice Sousa Feitosa, presidente do Conselho.


Os cinco eixos são: financiamento de políticas públicas; saúde e cuidado integral; combate à violência e abandono; participação social e protagonismo; e fortalecimento dos Conselhos de Direitos. As propostas serão discutidas em conferências até a etapa nacional, em novembro de 2025.
Durante a programação, o médico da família Vitor Dias ministrou uma das palestras e trouxe reflexões importantes sobre os desafios específicos do envelhecimento na região amazônica, como a sazonalidade climática e a fragilidade funcional da população idosa.

“Aqui, temos um inverno amazônico diferente do restante do país, o que impacta diretamente a saúde dos idosos. Muitos são multicomórbidos e a cobertura vacinal ainda não é satisfatória. Precisamos olhar para isso com mais sensibilidade, pois afeta desde a prevenção até a necessidade de internações e abrigos de longa permanência”, destacou.
A promotora de Justiça Lilian Freire também participou do evento e lembrou que, apesar de avanços, Marabá ainda enfrenta grandes desafios quando o assunto é o envelhecimento digno. Ela destacou que o município já figurou, em levantamento nacional, como um dos piores lugares do país para se envelhecer.
“Hoje, essa realidade começou a mudar, mas ainda temos muito a melhorar. Marabá envelhece de forma acelerada e com características muito próprias, como a presença de uma população masculina migrante das décadas de 60 a 80. Precisamos pensar em políticas públicas que considerem essa especificidade”, afirmou.


A carência de abrigos públicos para idosos também foi um ponto fortemente abordado. Neuza Ventura de Faria Guerra, presidente do Lar São Vicente, fez um apelo direto ao Governo do Estado.
“O Lar São Vicente está lotado, o CIPIAR também, e ainda temos idosos na fila esperando acolhimento. Precisamos urgentemente de um abrigo estadual em Marabá ou, pelo menos, de suporte para encaminhá-los a Belém, onde há unidades estaduais. Sem isso, ficamos numa corda bamba, tentando fazer o que é possível”, declarou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Thompson, o momento é decisivo para garantir que as propostas geradas na conferência sejam incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) do município.


“Este é o ano de elaboração do novo PPA, e estamos abrindo espaço para que todos aqui possam contribuir com ideias e sugestões. Falar dos direitos da pessoa idosa é tratar de um tema que precisa estar presente em todas as políticas públicas — saúde, educação, cultura, lazer, infraestrutura”, frisou.








Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL