Nesta segunda-feira, 7, a Casa da Cultura de Marabá (FCCM) deu início à 7ª edição da Colônia de Férias, que se estende ao longo da semana. A iniciativa faz parte do compromisso da Fundação em proporcionar momentos de lazer, integração e bem-estar para crianças durante o recesso escolar. De acordo com a organização, cerca de 500 crianças participam das atividades, que incluem música, gincanas, brincadeiras, sessões de cinema, teatro, além de visitas ao Parque Zoobotânico e ao Ginásio Poliesportivo. A programação foi idealizada para garantir uma experiência lúdica e enriquecedora, com foco na inclusão e na convivência social.

A presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Thais Cariello, destaca que a Colônia de Férias é mais do que um momento de lazer, é também uma forma de apresentar à comunidade o trabalho contínuo de inclusão desenvolvido pela instituição em extensões, como por exemplo na Praça da Juventude e no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP DV).

“Temos alunos autistas, com deficiência física, visual e motora. Essa colônia é uma oportunidade de mostrar tudo o que a Fundação já faz na prática, promovendo o convívio, a integração e a valorização de cada criança”, afirma Thais.

Ela reforça ainda o compromisso da FCCM em promover atividades que unam cultura, diversão e inclusão, contribuindo para o bem-estar infantil. “Muitas dessas crianças, nesse período de férias, ficariam em casa, na frente do celular ou da televisão. Aqui, elas vivem momentos de arte, música, brincadeiras e afeto, com acompanhamento de monitores e equipe preparada”, completa.

As crianças que participaram do evento de abertura, já expressam grandes expectativas para a semana especial. Marcos Andrade, 13 anos, pratica violão e futsal na Praça da Juventude e conta que a Colônia é um momento muito especial para ele.

“É um lugar muito bom pra gente passar as férias. A gente brinca, se diverte, socializa, passeamos, cantamos, fazemos gritos de guerra, é muito legal”, reconhece. 

Isabelly Pereira, 13 anos, relata que não vê a hora de conhecer as atrações da edição deste ano e espera que seja mais divertido do que foi a do ano passado. Ela, que faz aulas de informática na Praça da Juventude, diz que é a terceira vez na Colônia e é uma ótima oportunidade pra conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e poder ter novas experiências.

“Eu gosto muito de música, acho divertido tudo isso e também gosto de conhecer pessoas novas. Se vacilar eu iria todos os anos e participaria de todas as atrações”, expressa.

Cerca de 100 monitores participam da organização da Colônia, seja no controle da locomoção das crianças ou em qualquer suporte necessário. A professora da Escola Tio Ming (KM-7), Marinalva Silva, participa como voluntária na monitoria e destaca a boa organização da estrutura do evento.

“Nós estamos aqui para contribuir com as crianças, para levar ao banheiro, para tomar água, para dar um suporte, pois são muitas crianças e devemos garantir a segurança e proteção delas, dando toda essa atenção mais cuidadosa, com muito carinho”, expressa.

A Colônia de Férias da Casa da Cultura de Marabá é totalmente gratuita e aberta a todas as crianças, não apenas aquelas que estudam na fundação. Com programação até sexta-feira (11), as atividades são planejadas para promover o desenvolvimento social e cultural dos participantes, incentivando a criatividade e a convivência em grupo.

Confira mais fotos do evento:

Texto: Kauã Fhillipe
Imagens: Paulo Sérgio