
FCCM: Casa da Cultura promove semana especial com Colônia de Férias para a garotada
Nesta segunda-feira, 7, a Casa da Cultura de Marabá (FCCM) iniciou a 7ª edição da Colônia de Férias, que se estende ao longo da semana. De acordo com a organização, cerca de 500 crianças participam das atividades, que incluem música, gincanas, brincadeiras, sessões de cinema, teatro e visitas ao Parque Zoobotânico e ao Ginásio Poliesportivo. A programação foi idealizada para garantir uma experiência lúdica e enriquecedora, com foco na inclusão e na convivência social, durante o recesso escolar.
A presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Thais Cariello, destaca que a Colônia de Férias é mais do que um momento de lazer, e uma forma de apresentar à comunidade o trabalho contínuo de inclusão desenvolvido pela instituição em extensões, como por exemplo na Praça da Juventude e no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/DV).


“Temos alunos autistas, com deficiência física, visual e motora. Essa colônia é uma oportunidade de mostrar tudo o que a Fundação já faz na prática, promovendo o convívio, a integração e a valorização de cada criança. Muitas dessas crianças, nesse período de férias, ficariam em casa, na frente do celular ou da televisão. Aqui, elas vivem momentos de arte, música, brincadeiras e afeto, com acompanhamento de monitores e equipe preparada”, completa.
As crianças que participaram do evento de abertura, já expressam grandes expectativas para a semana especial. Marcos Andrade, 13 anos, pratica violão e futsal na Praça da Juventude e conta que a Colônia é um momento muito especial para ele.
“É um lugar muito bom pra gente passar as férias. A gente brinca, se diverte, socializa, passeamos, cantamos, fazemos gritos de guerra, é muito legal”, reconhece.


Isabelly Pereira, 13 anos, relata que não vê a hora de conhecer as atrações da edição deste ano e espera que seja mais divertido do que foi a do ano passado. Ela, que faz aulas de informática na Praça da Juventude, diz participa pela terceira vez da Colônia. “Eu gosto muito de música, acho divertido tudo isso e também gosto de conhecer pessoas novas. Se vacilar eu iria todos os anos e participaria de todas as atrações”, expressa.


Cerca de 100 monitores participam da organização da Colônia, seja no controle da locomoção das crianças ou em qualquer suporte necessário. Entre os voluntários está a professora da Escola Tio Ming (KM-7), Marinalva Silva.


“Nós estamos aqui para contribuir com as crianças, para levar ao banheiro, para tomar água, para dar um suporte, pois são muitas crianças e devemos garantir a segurança e proteção delas, dando toda essa atenção mais cuidadosa, com muito carinho”, expressa.
A Colônia de Férias da Casa da Cultura de Marabá é totalmente gratuita e aberta a todas as crianças, não apenas aquelas que estudam na fundação. Com programação até sexta-feira (11), as atividades são planejadas para promover o desenvolvimento social e cultural dos participantes, incentivando a criatividade e a convivência em grupo.
Confira mais fotos do evento:







Texto: Kauã Fhillipe
Imagens: Paulo Sérgio
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL