Comdec: Mutirão de saúde atende famílias que estão em abrigo na Obra Kolpping
Uma equipe da Unidade de Saúde “Jaime Pinto” realizou um mutirão de consultas médicas e atendimentos de enfermagem com as 18 famílias, que estão no galpão da obra Kolpping do Brasil, na Avenida Manaus, nesta terça-feira (2). Pelo menos 30 consultas foram realizadas, além de verificação de cartão de vacinas de crianças e adultos, verificação de glicemia, aferição de pressão, entrega de repelentes para toda comunidade, e ainda administração de vitamina A para crianças.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) informa que na manhã desta quarta-feira, (3), a régua pluviométrica da Seção Fluvial da 23ª Brigada, marcou 10.19 metros acima do nível normal do Rio Tocantins. O órgão já acionou o Plano de Contingência para períodos chuvosos. De acordo com o diretor da Comdec, Jairo Minhomem, o órgão está dando todo atendimento para as 18 famílias abrigadas no galpão do prédio da Obra Kolpping.
Os desalojados estão recebendo assistência em relação água, lona, energia, banheiros, e ainda apoio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) por meio do mutirão. O Centro de Controle de Zoonose está trabalhando na retirada de animais do abrigo, e o Conselho Tutelar dando apoio na verificação da questão de abandono de incapaz no período noturno. A Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários) já distribuiu, durante essa semana, dezoito cestas básicas para as famílias que ali se encontram.
A Comdec trabalha na logística com quatro caminhões alugados da prefeitura, além de dois do Exército, um do Corpo de Bombeiros, e uma embarcação para os locais onde não está mais trafegando veículos. Além da equipe da Comdec, oito voluntários trabalham nas mudanças. A Defesa Civil está com toda equipe pronta para atender a comunidade se ocorrer algum imprevisto. Em caso de alagamentos, procurar a Defesa Civil ou ligar 94 3321-8990.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação