Educação: Secom e Semtur participam de ciclo de palestras sobre comunicação pública
No sábado (20), o Carajás Centro de Convenções sediou uma edição do “Secom por todo o Pará”, realizado pelo Governo do Estado, com ciclo de palestras sobre comunicação pública e mídias digitais. A Prefeitura de Marabá participou do evento com uma equipe de profissionais das Secretarias de Comunicação (Secom) e de Turismo (Semtur).
Um dos temas mais abordados nas palestras foi a realização da Cop 30 (Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas), que será em Belém, em 2025. Algo que agregou muito para a troca de conhecimento, segundo o Secretário de Turismo e que também Mineração, Indústria, Comércio e Tecnologia (Sicom), Caetano Reis.
“Pra gente, do turismo, é muito importante, até para poder sabermos mais informações sobre o grande evento internacional, que é o da COP30, que vai ser celebrado em Belém. E isso é muito importante para que Marabá também, como cidade polo de toda a região sul sudeste do Pará, inclusive o portal de entrada da região de Carajás, e também mapeada como a principal cidade da região turística de Carajás, a gente poder saber do alinhamento, poder saber da comunicação da COP30 e também poder saber da própria metodologia de trabalho que a Secretaria de Comunicação do Estado está idealizando para esse evento internacional que vai acontecer em novembro do ano que vem. E a gente vê isso com bastante atenção, inclusive queremos colocar marabá na COP e estamos trabalhando dentro da Secretaria de Turismo para preparar todo o trade local como também preparar o que for possível para receber esses turistas que vão estar vindo para o estado do Pará e, consequentemente, vão vim conhecer as belezas naturais aqui de marabá e região”, declarou o titular da Semtur e Sicom.
A Secretaria de Comunicação de Marabá esteve presente com sete integrantes que atuam diretamente na produção e edição de reportagens e conteúdos para as redes sociais. Para Zara Almeida, estagiária de publicidade, o evento “foi um encontro muito importante e rico em conteúdo, onde a gente pôde entender melhor sobre o processo e o fluxo de conteúdos na comunicação pública digital. Além do compartilhamento da rotina e experiências nos veículos de comunicação em que estamos inseridos”.
Além dos temas sobre a COP 30 e comunicação pública e digital da Secom Pará, os participantes contaram com a palestra sobre as mídias sociais e o protagonismo amazônida com o professor da Unama, Hanz Costa, encerrando com a jornalista Giuliana Morrone, que abordou um pouco da carreira de 30 anos de experiência e dos novos desafios dos profissionais e dos veículos de comunicação perante as novas tecnologias midiáticas.
Confira outras fotos:
Texto e fotos: Secom Marabá (Nathália Costa e Jessika Ribeiro)