
Obras: Revitalizado, Coreto da Praça Duque de Caxias ganha pintura moderna e vibrante
Integrando um projeto maior de embelezamento urbano executado pela Prefeitura de Marabá, que já passou pela orla, Ponte Ana Miranda, viadutos da cidade e outros locais, agora é a vez do Coreto da Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, passar pelo processo de revitalização com uma nova pintura artística que promete valorizar ainda mais o espaço histórico e cultural da cidade.
O trabalho é conduzido pelo artista plástico marabaense Bino Sousa, conhecido por utilizar cores vibrantes inspiradas no pôr do sol, em harmonia com a identidade regional. A proposta é transformar pontos estratégicos em verdadeiros cartões-postais, com pinturas e intervenções artísticas.
Arte com identidade local
Além do pôr do sol marabaense, o artista vai incluir ilustrações que fazem referência direta ao artesanato produzido e comercializado ali. “Vou revestir todo o Coreto com as cores do pôr do sol num formato mais moderno, com linhas duras e tensas. Também teremos elementos gráficos inspirados nos artesanatos vendidos no local. É um trabalho que dialoga com a cultura daqui”, explicou.






O artista reforçou que esse movimento de repaginar os espaços públicos da cidade com arte é fundamental para fortalecer o sentimento de pertencimento. “A cidade está ganhando uma nova cara. É importante restaurar e valorizar esses espaços, principalmente os que já estavam apagados com o tempo. Isso atrai não só turistas, mas faz com que a própria população marabaense reconheça os artistas e artesãos locais”, disse.
O Coreto da Praça Duque de Caxias é, há anos, ponto fixo de trabalho de diversos artesãos da cidade, que vendem produtos regionais feitos à mão. Claudene Rodrigues Cardoso, uma das artesãs que expõe no local, comemorou a revitalização.
“Estava mesmo precisando. O espaço estava meio apagado, e essa pintura nova vai trazer mais cor e vida. Vai atrair mais visitantes, principalmente os que vêm ao museu aqui na frente, e eles acabam passando por aqui também”, afirmou.


Claudene trabalha com peças produzidas pela família, como artesanato em capim dourado, e também vende camisas, lembranças com imagens de Marabá, produtos feitos com castanha e açaí, e muito mais. “Aqui tem de tudo um pouco do que é feito por mãos marabaenses. É um orgulho mostrar isso. Essa pintura só vem reforçar o valor do nosso trabalho”, completou.
Convite à população
Tanto Claudene quanto Bino fizeram questão de convidar a população marabaense e os turistas a visitarem o Coreto e prestigiarem a nova arte, além dos produtos artesanais disponíveis. “Tem muita gente de Marabá mesmo que não conhece o Coreto. Estamos aqui de segunda a sábado, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h. Venham conhecer, tirar foto, ver a nova pintura e valorizar nosso trabalho”, convidou Claudene.
A pintura do Coreto vai ser concluída nos próximos dias e já começa a mudar a paisagem da praça, tornando-se mais um símbolo da valorização da arte, da cultura e do turismo em Marabá.







Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL